O Sesc Sorocaba realiza nesta quinta-feira dia 6 de agosto, das 14h às 19h, a webconferência Gestão Cultural nos Interiores. O encontro reúne gestores municipais de cultura de instituições públicas e privadas de Sorocaba e região, a fim de discutir modelos e construir reflexões para o enfrentamento dos impactos da Covid 19, na Economia da Cultura e no acesso e circulação de bens e serviços culturais no interior do estado de São Paulo.
De acordo com Mario Barroso, coordenador de programação do Sesc Sorocaba, “a webconferência é uma oportunidade para os gestores de Cultura do setor público e privado da região, compartilharem experiências e articularem possíveis ações conjuntas, modelos, diálogos, enfim. Um olhar mais atento para as particularidades do interior do estado de São Paulo, suas potências, ausências e urgências”.
O evento será exibido ao vivo no canal do Youtube do Sesc Sorocaba. Para acompanhar, acesse: http://bit.do/Gestao_Cultural_nos_interiores

Programação

– 14h | Abertura:
Com Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo.

– 14h30 | Palestra de abertura – Reinventando a agenda: a cultura na era das incertezas
Com Marta Porto, crítica da cultura, ativista, pensadora.
Marta Porto tem participado das principais arenas internacionais de debates sobre artes, cultura e políticas culturais nos últimos 25 anos. Trabalhando na área de cultura e desenvolvimento, imaginário social e democracia, Marta vem liderando ou colaborando intensamente com programas das Nações Unidas, de governos e fundações sociais em projetos de democratização das artes e da cultura, comunicação cultural e engajamento social.

– 15h30 às 16h30 | Painel I: A aproximação regional como urgência possível
Com Grace Carreira: advogada, jornalista e produtora.
Atualmente é Diretora de Cultura de Araçoiaba da Serra/SP. Especialista em propriedade imaterial, direitos autorais, direitos da personalidade e comunicação, Grace coordena o Núcleo de Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Urbano da Comissão de Direito Urbanístico – OAB/SP.
Com Ney Carrasco: compositor graduado pela Unicamp, mestre e doutor em Música de Cinema pela ECA/USP.
Secretário de Cultura de Campinas e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados.
Mediador: Mário Sérgio Barroso, coordenador de programação do Sesc Sorocaba.

– 16h30 às 17h | intervalo

– 17h às 18h | Painel II: Caminhos para a produção cultural no interior do Estado de São Paulo
Com Inti Queiroz: gestora cultural na Casa das Caldeiras, militante e produtora cultural
Doutora em letras pela USP com pesquisa sobre políticas públicas de cultura e professora de Gestão Cultural na PUC SP.
Com Carlos Dolles: ator, arte-educador, diretor e dramaturgo.
Mestre em Artes da Cena no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atua no grupo Trupé de Teatro como ator, encenador, dramaturgo e produtor desde 2012.
Com Katia Pensa Barelli: gerente-adjunta do Sesc Sorocaba.
Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba e especialista em Gestão e Políticas Culturais.
Mediador: Marcelo Domingues, cineasta, diretor de teatro, escritor, produtor cultural.

– 18h às 19h | Painel III: A Economia Solidária como reinvenção da Economia Criativa
Com Ana Paula do Val: pesquisadora e docente do Grupo de Pesquisas do Observatório da Diversidade Cultural ODC-MG (UEMG/UFBA).
Mestre em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP). Especialista em Cultura e Comunicação pela Université Paris VII, França. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP – São Paulo) e bacharel em Artes Visuais pela Stadelshule – Schule Belletristik, Alemanha .

Com Vanessa Bello: arquiteta e urbanista docente na FAU PUC-Campinas.
Doutora em planejamento urbano e regional pela FAU USP, com pós-doutorado na área de patrimônio cultural em andamento na UNICAMP. Atualmente coordena o Comitê Científico Nacional de Paisagens Cultural do ICOMOS Brasil (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, órgão assessor da UNESCO para o patrimônio mundial).
Mediador: Edson Martins Moraes, mestre em Artes Visuais pela UNESP e técnico de programação do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here