Programa Município VerdeAzul como Mecanismo Eficiente de Gestão Ambiental para Araçoiaba da Serra

0
1177

No dia 14 de maio, estive presente do VII Congresso de Iniciação Cientifica do Instituto Federal – Campus de Itapetininga. Na oportunidade tive o prazer de apresentar o meu artigo desenvolvido na Universidade de Sorocaba, onde trabalhei o seguinte tema: Evolução da Gestão Ambiental do Município de Araçoiaba da Serra Através da Aplicação das Diretivas do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Esse tema é importante, pois atribui aos municípios paulistas o chamado tripé da sustentabilidade: o social; ambiental e econômico, com o objetivo de incentivar as prefeituras paulistas a atingirem o padrão de política pública necessária para que o meio ambiente seja tratado de forma mais abrangente. Minimizando seus impactos e seus passivos ambientais, pois são temas extremamente importantes para o desenvolvimento territorial e urbanístico.
O Programa aborda as 10 diretivas: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Qual o objetivo do município ao trabalhar com esse tema? Captação de recursos do
Estado para investimento em projetos relacionados ao meio ambiente no município. Trabalhar a questão ambiental não é fácil, pois são muitas vertentes e inter-relações com outras áreas, necessitando de uma equipe multidisciplinar para desenvolver o programa.
Araçoiaba da Serra participa do programa desde 2011, mas somente no ano de 2018 conseguiu a certificação como Município VerdeAzul. Ao Atingir a nota de 92.22 pontos ficando na 7ª colocação no ranking ambiental paulista, esse composto por 578 que aderiram ao programa. (São Paulo é composto por 645 municípios).
O desenvolvimento destacam-se em atualização das legislações, reativação do Conselho de Meio Ambiente, Plano de Arborização Urbana, Lei do Espaço Árvore, Atualização do Plano de Saneamento, para que o município avance com relação ao baixo índice de coleta e tratamento de esgoto. Ações de educação ambiental e a construção de um novo barracão para a coleta seletiva.
O município de Araçoiaba da Serra tem muito ainda que avançar, mas sempre dar os primeiros passos de forma correta e criam raízes para implementações de políticas públicas concretas. Os municípios do interior sofrem grande pressão imobiliária e precisam planejar o seu desenvolvimento.

Autor: Fabrício de Aquino Ferreira, estudante do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Sorocaba-SP e Presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Máster.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here