“O MAIS IMPORTANTE: NASCER DE NOVO!”

“Jesus disse a Nicodemos: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” João 3,1-15

0
1074

Um dos versículos mais conhecidos e decorados da Bíblia é João 3,16, que fala do amor de Deus por nós e também da salvação do ser humano pecador, perdido e sem esperança. No entanto, poucas vezes nos lembramos de que este versículo faz parte do contexto da conversa que Jesus e Nicodemos tiveram numa noite onde o tema principal foi também a salvação. Nicodemos era um representante da lei e deveria estar muito curioso para ouvir o que o Mestre ensinava, porém, se preocupava em como seria visto pelas pessoas e por isso tem praticamente um encontro secreto com Jesus, que por sua vez o acolhe, inclui, ama e fala a verdade que ele tanto precisava ouvir naquele momento.
É curioso observar como um homem da lei, conhecedor de tantas coisas e detentor da religião nos seus dias poderia ter ainda dúvidas tão básicas e necessidades tão intensas como ele. Humildemente reconhece em Jesus o Mestre que era diferente dos demais rabinos do seu conhecimento, e reconhece também os sinais de Deus que estavam presentes em suas palavras e posturas. Jesus aponta o que era mais importante para ele: nascer de novo! O mais importante não é o valor que aparece no nosso holerite, nem a quantidade de casas ou carros que possuímos, nem tampouco nossa capacidade relacional, títulos acumulados e fama conquistada ao longo de anos. Para Jesus, o mais importante é nascer de novo!
Jesus usa essa figura “nascer de novo” com muita propriedade e sabedoria, não se referindo ao nascimento natural e humano, mas ao espiritual, divino, da água e do Espírito Santo, simbolizados de maneira assertiva pelo vento que ninguém sabe de onde vem e nem para onde vai, mas os seus efeitos podem ser sentidos e percebidos com facilidade. Esse texto tem tanto a ensinar pra gente, precisamos colocara o foco naquilo que Jesus disse ser o mais importante: gente nascida de novo, que vai em busca de outras pessoas que tem a mesma necessidade vital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here