A 10ª edição do Kartcross Solidário, que neste ano será realizada no dia 11 de novembro, na Chácara São José, em Araçoiaba da Serra, trará uma novidade: uma disputa de rally nas modalidades 4×4 e 4×2, num percurso de 100 quilômetros (ida e volta) que abrange as cidades de Araçoiaba, Iperó e Boituva, no interior do estado. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.trilhabrasil4x4.com.br.

A categoria 4×4 é voltada a veículos com esta tração e envolve três subcategorias: Graduados, com pilotos e navegadores mais experientes e equipados; Turismo, voltada a pilotos e navegadores com grau de experiência intermediária; e Turismo Light, para iniciantes no rally. Para esta última, o grau de dificuldade do trajeto é menor. A categoria 4×2 é destinada a qualquer veículo com tração simples e envolve apenas o Turismo Light. Trata-se de um rally de regularidade, no qual se sairá melhor quem souber administrar o tempo, as dificuldades do trajeto e o veículo.

O participante receberá uma planilha de bordo – que norteará a trilha a ser percorrida – e uma camiseta do evento. Ao final do percurso, os cinco melhores pilotos receberão troféus. Mesmo sendo uma competição na qual vários veículos participam, não há disputa direta de posições. A largada acontece de 1 em 1 minuto e, normalmente, não ocorrem ultrapassagens durante a prova, pois todas as equipes devem manter a mesma velocidade. As equipes competem contra suas próprias capacidades de manter as médias horárias e o caminho correto. “Rally de regularidade é uma prova automobilística na qual o objetivo é seguir o trajeto determinado pela organização mantendo médias horárias pré-estabelecidas – diferente da corrida de kart, por exemplo, na qual ganha quem chega primeiro”, explica Alan Rodrigues, organizador do rally.

As disputas de rally no dia 11 começam a partir das 9h; o Kartcross Solidário será das 10h às 18h.