Lago Municipal – O cartão postal completa 60 anos de história

0
774

Há exatamente 60 anos, o prefeito Antonio Duarte, tomava uma decisão que iria mudar a estética de uma pacata cidade do interior paulista.
Para quem não conhece a história deste lindo cartão postal, o jornal Araçoiaba da Serra foi em busca de informações com Junior Duarte, neto do então prefeito Antonio Duarte, que teve seu mandato de 1960 a 1963.

Na foto: o Prefeito Antonio Duarte com o vereador Antonio Antero de Oliveira, descerrando a placa de inauguração, em setembro de 1963, do Balneário Antonio Duarte.
Foto de inauguração do bote, foi utilizado na época para fazer a limpeza do Balneário Antonio Duarte. Hoje denominado Parque Balneário Joubert Antonio Rocha.

Conta Junior Duarte, que o local onde hoje é o LAGO da cidade, era na realidade um banhado, um ambiente bastante úmido por onde passava o pequeno córrego chamado Vacariú, com diversas plantas aquáticas em sua extensão.
“A ideia de transformar este córrego em uma lagoa, já era bastante discutida entre os munícipes. Foi então que muitos moradores de famílias tradicionais se juntaram para começar a limpeza do banhado, já com um projeto definido de acordo com a estrutura administrativa do momento. Rotineiramente o ponto de encontro dos voluntários era o bar do saudoso Nenio, que dali seguiam para seus trabalhos”. Contou Junior Duarte ao jornal Araçoiaba da Serra.
Esse trabalho teve início já no primeiro ano de mandato do prefeito, e em setembro de 1963 Antonio Duarte, inaugurou o Balneário Antonio Duarte, que teve seu nome mudado posteriormente.

Junior Duarte

Este ato foi o motivo festivo para a população que ali trabalhou com afinco, para que essa lagoa se transformasse no que ela é hoje.
Atualmente a sua beleza ímpar é reconhecida internacionalmente. Em julho de 2019, através do campeonato brasileiro de balonismo, o fotógrafo Cadu Rolim capturou uma bela imagem e foi publicado no jornal Britânico “The Times”, e posteriormente, em nossa 31ª edição.


O espaço que era antes conhecido para se banhar e passar finais de semana apreciando o sol e a natureza do local. Hoje se tornou o ponto de encontro entre os amantes de uma boa caminhada ao ar livre, espaço para feira livre e também reúne em um dos seus decks os amantes do xadrez.

Atualmente não está liberada para banhos, mas a riqueza e a infraestrutura que o entorno do lago oferece, satisfaz o desejo da população, que tem orgulho em dizer que este espaço é um verdadeiro cartão postal.
O jornal Araçoiaba da Serra, procurou o atual prefeito para coletar informações acerca de melhorias para este local. “Marcos, durante a nossa administração, muitas melhorias foram realizadas neste espaço, começamos com a revitalização da pista de caminhada, posteriormente a iluminação, que foi seguida das implantações dos decks e do playground para o lazer de nossas crianças. O próximo passo é estruturar a antiga sede da guarda municipal e construir ao lado um novo prédio, para receber a casa do artesão e futuramente, após reformarmos os quiosques, realizar neste local a Feira da Lua, através da concessão destes espaços aos interessados. É importante informar que está previsto para o próximo ano, a reforma da quadra poliesportiva e a construção de uma quadra de areia”, comenta o Prefeito Dr. Quevedo.

Prefeito Dr. Quevedo
Vice-prefeito Adilson Domingues, Prefeito Dr. Quevedo e Junior Duarte

São 60 anos de história de um espaço que anteriormente parecia uma utopia e que hoje traz muitas atrações e lazer a toda população. Confiram as imagens dos principais momentos, que serão com toda certeza eternizados em nossa memória e através deste registro impresso. Ficamos honrados em poder relatar esta importante comemoração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here