No Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, conheça mais sobre o Banco CEAGESP de Alimentos

Data, que cai no domingo, 29/09, tem por objetivo deixar em evidência a segurança alimentar. O BCA, por sua vez, se prepara para o Dia Mundial da Alimentação, que cai em 16/10

0
138
Foto divulgação

O Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos deste ano cai nesse domingo, 29/09, sendo uma data lembrada desde 2019, com o objetivo de lembrar as pessoas sobre a maneira adequada de lidar com a comida e também antecipa o Dia Mundial de Alimentação, que acontece em 16/10. Dentro desses valores, a CEAGESP tem seu instrumento para reforço desses valores, na forma do Banco CEAGESP de Alimentos, que recebe alimentos cujo valor comercial foi perdido, mas que ainda mantêm os valores nutricional e de higiene no consumo.

“O BCA tem por finalidade o combate ao desperdício e cumpre um papel também ambiental, pois alimentos que iriam ser descartados chegam a quem precisa”, conta Lilian Uyema Mateus, chefe da Seção de Sustentabilidade (SESUS). “Por que você vai jogar fora um alimento que que está bom para consumo? Ele apenas perdeu o seu valor comercial, então a gente recebe esses alimentos seleciona e distribui para nossas cerca de 230 entidades cadastradas”, completa.

Com isso, uma série de iniciativas filantrópicas são abastecidas regularmente e a pauta de cadastrados vai para além de entidades sem fins lucrativos que lidam com crianças, idosos e pacientes dos mais diversos tipos. “Temos bancos de alimentos de outros municípios e até de outras regiões. Somos um banco grande porque abastecemos outros bancos”, relembra Lilian.

A preocupação vai não só para o fornecimento de alimentos como capacitar a ponta receptora desses donativos. “A gente tem se preocupado em treinar e oferecer oficinas. É não só dar o peixe mas ensinar a pescar. Nossas entidades têm recebido treinamentos, cursos e palestras e de órgãos que são referência, como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a equipe de saúde pública da USP (Universidade de São Paulo)”, completa a chefe da SESUS.

Com isso, os órgãos cadastrados recebem conhecimento para um aproveitamento ainda melhor daquilo que recebem. “É trabalhar é não só essa doação que a gente encaminha, mas outras que venham a receber. É também para que possam gerir suas entidades da melhor maneira e oferecer alimentos de forma digna às pessoas”, recorda Lilian.

O cidadão comum que deseje evitar o desperdício também pode tomar seus cuidados. “Vai da nossa consciência. Se você vai comer, coloque no prato o que realmente vai comer”, diz Lilian, lembrando de que isso vai para além das refeições. “É preciso ter em mente que queremos para o outro o que queremos para nós. Se você vai doar uma roupa, doe uma em bom estado. Algo está bom para você doar? Doe, encaminhe”, reforça.

No ambiente empresarial, essas recomendações também são válidas. “As empresas também precisam ter essa consciência com seus funcionários. Uma empresa que cumpre o seu papel ambiental realmente está à frente das demais”, diz Lilian.

Com a chegada de outubro, a CEAGESP também se prepara para o Dia Mundial da Alimentação, a ser comemorado em 16/10. “Em comemoração à Semana Mundial de Alimentação, estamos fazendo uma campanha interna para os nossos comerciantes, mas também o público externo pode participar. Empresas ou até pessoas físicas que quiserem doar alimentos não perecíveis, iremos receber. Podem entrar em contato que estamos abertos”, convida Lilian.

Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos

29/09, data que vem sido celebrada desde 2019

Dia Mundial da Alimentação

16/10, data que corresponde à fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, conhecida pela sigla em inglês FAO, surgida em 16/10/1981

Como contribuir para o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA)

Interessados em doar, sejam pessoas físicas ou jurídicas, podem contatar o e-mail [email protected] ou ligar em (11) 3643-3920 ou (11) 99676-6949 (WhatsApp). Os comerciantes que operam no ETSP podem ligar diretamente para os contatos mencionados ou encaminhar suas doações diretamente ao BCA. Pessoas físicas podem deixar suas doações no portão 3 do ETSP, no bolsão do estacionamento.

SOBRE O BANCO CEAGESP DE ALIMENTOS

Surgido em 2003, é iniciativa da Seção de Sustentabilidade (SESUS) e engloba ações não só no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) como também os entrepostos interioranos de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. O BCA também estende sua ação para doações às entidades filantrópicas, que regularmente vêm buscar donativos nas unidades da CEAGESP participantes do programa, e pontualmente realiza ações humanitárias.

SOBRE A CEAGESP

Empresa pública federal sob a forma de sociedade anônima, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e constitui importante elo na cadeia de abastecimento de produtos hortícolas, permitindo à produção vinda do campo, de vários estados brasileiros e incluindo outros países, chegar com regularidade e qualidade à mesa das pessoas. 

A CEAGESP conta com duas unidades de negócios distintas e complementares: entrepostagem e armazenagem, fornecendo a infraestrutura necessária para que comerciantes e produtores desenvolvam suas atividades com garantia de segurança, eficiência e serviços qualificados. É responsável pela maior rede pública de armazéns do Estado de São Paulo, com 12 unidades ativas em 11 municípios (Araraquara, Avaré, Bauru, Fernandópolis, Palmital, Presidente Prudente, São Joaquim da Barra, São Paulo, São José do Rio Preto, Tatuí e Tupã). Possui também 12 entrepostos no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Guaratinguetá, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba) e, ainda, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), localizado na zona oeste da capital paulista, a maior central de abastecimento de alimentos da América do Sul e pela qual todo dia passam aproximadamente 48 mil pessoas e 14 mil veículos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here