Está com dor de garganta? Especialista dá dicas de como evitar o incômodo nos meses de inverno

Ar frio e seco, combinado com mudanças bruscas de temperatura, nos tornam mais suscetíveis a infecções

0
325

Com a chegada do frio, muitas pessoas são afetadas por sintomas desconfortáveis, incluindo a dor de garganta. O ar frio e seco, combinado com mudanças bruscas de temperatura, pode tornar a garganta sensível e suscetível a infecções. Além disso, gripes, resfriados e dormir de boca aberta podem ser responsáveis pelo problema.

A médica otorrinolaringologista do Hospital Evangélico de Sorocaba, Dra. Cintia Vanette, comenta que a dor de garganta pode ser causada por vírus, bactérias, alergias, doença do refluxo gastroesofágico, uso excessivo da voz ou até mesmo por alguns tipos de tumor. Os sintomas comuns incluem dor ao engolir, rouquidão, irritação na garganta, febre e tosse; que normalmente duram de cinco a sete dias. Se passar desse período deve-se procurar um médico.

“Embora a maioria dos casos de dor de garganta seja leve e desapareça por conta própria, existem alguns sinais de alerta que podem indicar a necessidade de procurar um médico imediatamente”, comenta Cintia.

 Aqui estão alguns exemplos:

•          Dor intensa e/ou persistente;

•          Dificuldade para respirar;

•          Pus na garganta: manchas brancas ou amareladas na garganta podem sugerir presença de uma infecção bacteriana, como faringite estreptocócica, que requer tratamento com antibióticos prescritos por um médico;

•          Inchaço na região das amígdalas e/ou dificuldade para abrir a boca: se você notar um inchaço significativo na garganta ou pescoço, isso pode ser sinal de uma infecção grave, como abscesso peritonsilar, que requer tratamento médico imediato.

•          Febre alta;

•          Dores recorrentes: pacientes que apresentam episódios repetitivos de dor de garganta também devem ser avaliados.

“É importante entender a dor de garganta como um sintoma e não como um diagnóstico. Ou seja, diversas doenças podem ter a dor de garganta como indicador. Para cada diagnóstico é indicado um tratamento específico. Para tratar infecções, por exemplo, o paciente precisa de repouso, hidratação, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Nos casos de infecções bacterianas, antibióticos são necessários”, completa Cintia.

Cuidando da dor de garganta

Há algumas medidas simples que se pode tomar para aliviar a dor de garganta durante os meses mais frios do ano, como beber bastante água; comer alimentos mais macios; não fumar; evitar condimentados, alimentos muito ácidos e muito quentes e bebidas alcoólicas; usar umidificador em casa, especialmente durante os meses mais secos do ano; fazer descanso vocal; usar pastilhas e sprays para garganta.

Alguns alimentos específicos também podem ajudar, como explica a otorrinolaringologista. “O mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, além de formar um revestimento protetor na garganta, ajudando a reduzir a irritação; enquanto o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ambos podem fornecer um alívio temporário dos sintomas, porém não são um tratamento completo por si só”, alerta.

Para se manter protegido neste inverno, Dra. Cintia dá algumas dicas de como prevenir a dor de garganta e outras doenças recorrentes do tempo frio.

•          Realizar higiene das mãos regularmente: é uma das melhores maneiras de prevenir infecções, incluindo as que causam dor de garganta. Certifique-se de lavar as mãos antes de comer, após usar o banheiro e sempre que estiver em contato com superfícies potencialmente contaminadas.

•          Evitar contato próximo com pessoas doentes: a dor de garganta pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de gotículas respiratórias. Evite o contato próximo com pessoas que estão doentes, especialmente se estiverem tossindo ou espirrando.

•          Evitar compartilhar objetos pessoais e utensílios, como copos, garrafas de água entre outros.

•          Mantenha um estilo de vida saudável: fortalecer o sistema imunológico é importante na prevenção de infecções, incluindo a dor de garganta. Certifique-se de ter uma alimentação equilibrada, durma o suficiente, faça exercícios regularmente e gerencie o estresse.

•          Evite exposição a alérgenos e irritantes: se você é sensível à poeira, pólen, fumaça de cigarro ou produtos químicos, por exemplo, tente evitar a exposição a eles.

“Embora essas medidas possam ajudar a reduzir o risco de dor de garganta, é importante lembrar que não há garantias absolutas. Se você desenvolver dor de garganta intensa ou persistente, é recomendável procurar orientação médica para um diagnóstico e tratamento adequados”, conclui a médica

Sobre o Hospital Evangélico

O Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) surgiu em 1935, sendo considerado um dos mais tradicionais e acolhedores de Sorocaba. O HES conta, hoje, com Pronto Atendimento Adulto ágil em várias áreas, inclusive Ortopedia e Oncologia. Possui ambulatório médico em diversas áreas de especialidades, centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva (UTI). Junto com o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), o HES compõe hub de serviços em saúde da Hospital Care para a região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here