Nona edição da Semana Senac de Leitura traz rica programação cultural à Sorocaba e Jundiaí

As unidades do Senac-SP em Itapetininga, Salto e Itu também promoverão atividades como feira de trocas de livros e gibis, palestras, oficinas e vivências

0
818

A Semana Senac de Leitura chega em sua 9ª edição neste ano com o tema Literatura e Música: conexões da escola com o mundo. A partir do dia 22/4, diversas unidades do Senac-SP oferecerão gratuitamente ao público uma vasta programação cultural que reforça a ligação existente entre duas linguagens artísticas distintas: literatura e música. Haverá atividades em Sorocaba, Jundiaí, Itapetininga, Salto e Itu. Abaixo destaques da programação.

Senac Sorocaba

No Senac Sorocaba, de 22/4 a 26/4, das 8h às 22h, haverá a Feira de Troca de Discos, na qual amantes de discos de vinil e CD’s poderão garimpar ou trocar seus itens de coleção. Também no dia 22/4, às 10h, o músico Lucas Aguiar conduzirá a oficina No Ritmo da Vida, que abrange diferentes aspectos do ritmo atrelados à rotina da vida, utilizando em cada sessão um estilo musical diferente. A atividade prevê desde a compreensão dos elementos básicos do ritmo até a criação colaborativa de uma peça musical.

Senac Jundiaí

Na unidade de Jundiaí, no dia 23/4, às 9h, a comunicadora Claudia Alexandre conduzirá a conversa Samba: raízes e religiosidades, sobre tradições, cultura afro-brasileira, sambas e escolas de samba. Já no dia 27/4, às 10h, Renan Inquérito falará sobre o poder do ritmo e da poesia. Renan é arte-educador, rapper, poeta e geógrafo.

Senac Salto e Senac Itu

No Senac Salto, no dia 22/4, às 20h, o cantor Guga Costa e o violonista Rafael Thomaz apresentarão versões próprias para o repertório clássico de Dorival Caymmi, além de fragmentos do livro Mar Morto, de Jorge Amado, e melodias que remetem ao imaginário do compositor baiano que são ingredientes utilizados para recriar a atmosfera das canções praieiras. No Senac Itu, no dia 23/4, às 15h, o pedagogo, escritor e poeta Manuel Filho realizará uma apresentação brincante na qual a proposta é promover reflexão sobre a importância implícita da literatura na formação do imaginário popular brasileiro. A atividade se encerra com a realização de atividade manual (pintura).

Senac Itapetininga

Em Itapetininga, o Senac preparou diversas atividades. Destaque para o DJ, MC e produtor cultural, Sandro Mancha, que discorrerá sobre a história do rap e fará a mediação de uma batalha de rima literária entre dois MC’s no dia 23/4, às 14h. Também no dia 23, às 20h, haverá uma palestra musical com Drausio Machado, que atua há 30 anos em produções musicais e no estudo de múltiplos instrumentos.

Feira de Troca de Livros e Gibis

Já a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis é uma atividade comum às unidades participantes. Toda a comunidade é convidada a visitar a feira com seus livros e gibis usados e conferir os diversos títulos disponíveis para troca. Há algumas regras: livro por livro e gibi por gibi; são permitidas obras de literatura estrangeira, nacional, infantil, infanto‐juvenil e gibis e todos os materiais precisam estar em bom estado de conservação, ou seja, sem rasgos, páginas faltando e outras avarias.

A programação completa da 9ª Semana Senac de Leitura pode ser conferida neste site, bastando selecionar a unidade de interesse no campo disponível no topo da página: https://www.eventos.sp.senac.br/evento/9a-semana-senac-de-leitura/.

Estreia

A abertura oficial ocorre de maneira presencial e remota em 22/4, das 15h às 17h, no Senac São Miguel Paulista, com transmissão ao vivo pelo canal do Senac São Paulo no YouTube. Os convidados deste ano são Esmeralda Ortiz e Rashid. Cantora, escritora, jornalista e compositora, Esmeralda lançou em 2001 a autobiografia Por que não dancei pela Editora Senac São Paulo, na qual relata que esteve nas ruas desde os oito anos convivendo com a violência, as drogas e a indiferença. O roteiro fala de seu renascimento e da construção de sua autoestima e dignidade.

Rashid é rapper, produtor, rimador, escritor e empresário. Seu álbum “Crise” foi eleito o 39º melhor disco brasileiro de 2018 pela revista Rolling Stone Brasil. Como escritor, destacou-se com a obra “Ideias que rimam mais que palavras”, cujas vendas em 2018 se esgotaram em tempo recorde. Desde o lançamento, o rapper passou a circular também nos meios literários, tendo participado de eventos como a 25ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo (SP), a 18ª Feira Nacional do Livro, em São José do Rio Preto (SP), e no Encontre-$e, em Salvador (BA).

Serviço:

9ª Semana Senac de Leitura

Data: de 22 a 27/4

Formato: presencial e on-line em todo o estado

Inscrições: https://www.eventos.sp.senac.br/evento/9a-semana-senac-de-leitura/      

Evento gratuito

Senac Jundiaí

Endereço: Rua Vicente Magaglio, 50 – Jardim Paulista – Jundiaí/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-jundiai           

Senac Sorocaba

Endereço: Av. Cel. Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência – Sorocaba/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-sorocaba        

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro – Itapetininga/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga

Senac Salto

Endereço: Avenida Dra. Sonia Maria Bulle Lopes, 1.245 – Jardim Buru – Salto/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-salto   

Senac Itu

Endereço: Rua Maestro José Victório, 137 – Centro – Itu/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-itu       

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here