Abertura da exposição ‘Cartunista’ reúne importantes nomes do humor gráfico

Evento foi realizado dia 25 de abril, no Sesi Sorocaba, interior de São Paulo

0
811
Em pé - Gilmar, Fausto, Synnove, Rosana, Paulo Vitale, JAL, Orlando, Marilia Marz, Robinson, Érico e Marcio Lobo. Agachados - Rucke, Paffaro, Manga, Baptistão e Paulo Branco. Crédito: Epitacio Pessoa

A abertura da exposição fotográfica inédita “Cartunistas”, que reúne os maiores cartunistas do Brasil, retratados por Paulo Vitale com curadoria de Eder Chiodetto, foi realizada na noite de 25 de abril, no foyer do Sesi Sorocaba, interior de São Paulo.

Estiveram presentes no coquetel os desenhistas Baptistão, Gilmar, Rucke, Synnove Hilkner, JAL, Fausto, Rosana, Marilia Marz, Paulo Branco, Manga, Paffaro, Orlando, Custódio, Érico e Robinson.

A mostra, que foi aberta ao público no dia 26 de abril, ficará no local até 29 de setembro de 2024, com visitação gratuita de quarta a sexta-feira, das 14h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 19h.

A exposição é um projeto composto por retratos de 120 desenhistas da área do humor gráfico, retratados pelo fotógrafo Paulo Vitale em que cada foto pode ser considerada um cartum, refletindo características e estilo dos retratados. Só assim para traduzir em retratos o humor que esses desenhistas produzem no cérebro das pessoas com temas políticos, sociais e sobre a própria existência humana. Dentre os retratados, estão Mauricio de Sousa; Ziraldo; Paulo Caruso; Jaguar; Angeli; Laerte; entre outros.

Ao olhar o ensaio como um todo, a curadoria de Eder Chiodetto adotou o caminho de equacionar o espaço expositivo proposto para que ele pudesse receber a totalidade dos retratos realizados pelo fotógrafo. Como a grande maioria dos cartunistas olhava diretamente para a lente do fotógrafo, agora na exposição o fotógrafo desaparece e cada retratado estará olhando nos olhos de cada espectador, criando uma conexão mais enfática entre público e cartunistas.

Paulo Vitale é fotógrafo, diretor de cena e autor. Cursou História, na Universidade de São Paulo (USP) e fotografia no International Center of Photography, de Nova York. Percorreu mais de 50 países fazendo trabalhos editoriais, publicitários e autorais. Tem mais de 100 capas publicadas nas principais revistas brasileiras. Foi fotógrafo e editor de fotografia do Jornal O Estado de S. Paulo. Editor de fotografia das revistas VEJA e ÉPOCA, e correspondente da Agência Estado, em Nova York. Paulo, e já retratou grandes personalidades, como Nelson Mandela, Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, Mark Zuckerberg e Pelé.

Eder Chiodetto é curador de fotografia independente, autor, publisher da editora de fotolivros Fotô Editorial e diretor do centro de estudos Ateliê Fotô. Foi curador de fotografia do MAM-SP, entre 2005 e 2021, e mentor do programa Arte na Fotografia, no canal Arte1. Como curador já realizou mais de 120 exposições no Brasil, Europa, EUA e Japão.

A exposição ‘Cartunistas’ faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas.

Serviço da exposição:

Temporada: 26 de abril a 29 de setembro de 2024

Horários: de quarta a sexta-feira, das 14h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 19h

Local: Foyer Centro Cultural Sesi Sorocaba – Rua Gustavo Teixeira, 369, Vila Independência

Para agendamento de escolas e grupos deve-se enviar e-mail para: [email protected]

Horário visitação direta:

Horários: de quarta a sexta-feira, das 14h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 19h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here