Dia da Pizza: brasileiro gasta entre 31 e 70 reais em uma pizza

Levantamento informa que mais da metade das pessoas já deixaram de comer o alimento por falta de dinheiro

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Foto: freepik

O Dia da Pizza, 10 de julho, celebra a existência dessa iguaria bastante consumida no mundo todo e em decorrência da data, a VR, marca de soluções essenciais para facilitar o dia a dia do trabalhador, realizou um levantamento que mostrou que 37% dos respondentes, gastam em média entre 31 e 70 reais em uma pizza. Além disso, 50,5% dos respondentes já deixaram de comer pizza por causa dos preços. Na hora de pagar a conta, os meios mais utilizados são cartão de crédito (59,5%), vale-refeição (56%) e cartão de débito (48%).

O levantamento revelou que a pizza mais consumida é marguerita, com 20% das escolhas, seguida pela calabresa, com 17,3%; e em terceiro lugar ficou a pizza de quatro queijos com mais de 12% de preferência dos participantes. Na dúvida quanto ao sabor, a maioria (92%) pede meio a meio.  Ainda sobre os sabores, pizzas diferentes como a de estrogonofe, sushi, hot dog e outros sabores inusitados, são pedidos por aproximadamente 18,5% dos apreciadores do alimento.
 
Para 68%, a massa tem que ser fininha, enquanto 23% ainda preferem mais grossa. Existe até o jeito certo de começar a comer: para 66% é começando da ponta para a borda, contra 13% que fazem o contrário. O tamanho ideal da pizza para a maioria (80%) é o grande, com oito fatias, desses, 40% costumam comer três pedaços. Para acompanhar a refeição, 62% disseram optar por refrigerante de cola e 23% por vinho. Como um alimento de integração social, 95% dos respondentes comem acompanhado da família enquanto 46% dividem com amigos.

Final de semana com pizza

Sobre a frequência do consumo do alimento, cerca de 37% comem a cada 15 dias enquanto 27,8% consomem semanalmente. Os dias preferidos de consumo são aos sábados (75%), sextas-feiras (61%) e domingos (48%). Cerca de 65,5% costumam pedir via aplicativo de delivery enquanto 45,5% fazem os pedidos pelo WhatsApp. Mas há ainda quem utilize o telefone, 35,5% ou os que preferem ir até o estabelecimento fazer o pedido no balcão, 26%.

Já sobre nutrição, segundo os critérios utilizados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, os ingredientes da pizza tradicional são os alimentos in natura, ou seja, aqueles que não tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza, como folhas e frutos ou ovos e leite; e os minimamente processados, que são os alimentos in natura que foram submetidos a alterações mínimas como grãos moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado. O levantamento apontou que a pizza congelada é comprada apenas por 19% dos respondentes.

De acordo com Priscila Abondanza, diretora-executiva de experiência do cliente da VR, ter acesso a dados atualizados e fazer uso da tecnologia para isso é essencial para tomar decisões estratégicas e oferecer produtos que atendam às necessidades dos clientes. “É importante que os proprietários de pizzarias vejam a tecnologia como uma forma de potencializar as transações de pagamento, o relacionamento com o cliente e, principalmente, fazer a gestão dos negócios e dos colaboradores”, afirma a diretora.

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