Conheça as 10 principais tendências em confeitaria

Setor está sempre se reinventando e apresentando novidades em técnicas e sabores, veja o que está em alta no momento

0
214

Quem trabalha no ramo de confeitaria precisa estar atento em todo o momento. É um setor que vive em constante transformação. As novidades surgem aos montes e a preferência dos clientes está sempre mudando. Isso exige atenção redobrada do profissional da área para captar o que está virando tendência e, assim, poder atender às demandas, por mais simples ou diferenciadas que sejam.

“Inovação é um ingrediente sempre muito importante e presente em qualquer área da gastronomia. Mas, tão importante quanto estar atualizado é manter a qualidade dos seus produtos e o bom atendimento ao cliente”, afirma Marina Monteiro, docente do Senac Sorocaba. Segundo ela, outros aspectos como decoração, uso de redes sociais e oferecer entrega a domicílio também podem fazer a diferença na conquista e fidelização de clientes.

A seguir, Marina indica o que é destaque no setor, atualmente.

Doces gourmet:

Eles têm como principal característica o uso de produtos nobres na composição. Podemos usar como exemplo o brigadeiro. Existe o brigadeiro tradicional que, normalmente, segue uma receita mais caseira, com leite condensado, achocolatado e manteiga ou margarina. E o brigadeiro gourmet, que tem variações no tipo de chocolate. Pode ser chocolate nobre ou até um cacau 100%. Além da troca da manteiga por creme de leite, que deixa o doce mais aveludado.

Doces artesanais:

Essa é uma tendência que cresceu bastante. O grande diferencial é que são feitos um a um, sem que isso signifique que são doces rústicos ou mal-acabados. Existem inúmeros utensílios, materiais e insumos que ajudam a confeiteira a deixar o seu produto com o melhor acabamento possível. Antigamente, os doces artesanais eram somente aqueles doces de tabuleiros, cocadas, doce de abóboras. Hoje, eles marcam presença em casamentos, sendo banhados por chocolate e finalizados com lindas pinturas ou até mesmo com folhas de ouro.

Doces orgânicos:

Estão cada vez mais frequentes no dia a dia de pessoas que se preocupam com uma alimentação mais saudável. A produção desses doces faz com que todos os ingredientes usados na receita sejam selecionados cuidadosamente. O produto orgânico é muito mais completo e complexo do que se imagina. O alimento é produzido sem o uso de agrotóxicos. Por isso, a produção é menor. Existe também uma preocupação maior com a saúde dos agricultores que trabalham na lavoura e com a preservação do meio ambiente. Por estes motivos, os doces orgânicos costumam ter um preço um pouco mais alto.

Doces com teor alcoólico:

Eles já são produzidos há anos, mas atualmente estão ganhando novas versões, como brigadeiros e bombons. A ideia é trazer uma bebida alcoólica para saborizar algum doce que já exista. Para isso podem ser usadas bebidas prontas, como vodka ou cerveja, ou algum drink de inspiração para o novo sabor, como piñacolada ou mojito. O ponto principal é achar a quantidade certa de álcool para não ficar muito forte e não alterar a textura original do doce.

Bolo no palito:

Também é um doce que existe há alguns anos, mas ainda faz sucesso pela praticidade de comer um pedaço de bolo utilizando somente um palito e não um pratinho e um garfinho. Atualmente, o que dá destaque a este doce é a variação de sabores, desde os mais clássicos até os mais ousados e o estilo de decoração. Muitas festas de aniversários temáticas usam o bolo no palito decorado no tema para fazer parte da mesa do bolo, agregando ainda mais na decoração da festa.

Bolo origami:

Está virando tendência! A técnica de aplicar as formas geométricas inspiradas na arte milenar de origamis é de difícil execução, mas se bem aplicada no bolo causa um efeito visual maravilhoso.

Bolo de andar:

Suas decorações geométricas e minimalistas estão fazendo sucesso. Normalmente, são bolos cobertos por buttercream (creme de manteiga) e estão recebendo cada vez menos itens de decoração.

Redes sociais:

São aliadas na hora de divulgar seu produto. Estar diariamente presente e sempre respondendo dúvidas ajuda a manter a sua marca em evidência. Se usar as redes sociais com profissionalismo terá um bom retorno dos seus clientes.

Entrega a domicílio:

Antigamente, era um diferencial. Hoje, é quase uma prioridade. Com a pandemia, a maioria dos consumidores se acostumou com este tipo de serviço e, possivelmente, depois dela, a entrega a domicílio vai se tornar uma rotina na confeitaria.

Decorações inovadoras:

Sempre chamam atenção dos clientes. É muito importante ficar de olho nas tendências e embarcar nelas no momento do auge. Isso pode fazer com que seu produto viralize nas redes sociais e você atraia mais clientes para sua confeitaria.

Apesar da importância do empreendedor estar sempre atento às novidades do mercado, Marina ressalta que é preciso não descuidar de outros aspectos. “É importante ter sempre em mente que o cardápio não deve ser formado somente por tendências. Dê destaque também aos seus principais produtos. Mostre aos seus clientes o que você tem de melhor”, aconselha.

Aos interessados em aprender mais sobre confeitaria, o Senac Sorocaba está com inscrições abertas para cursos na área. Mais informações no Portal www.sp.senac.br/senac-sorocaba.

Segue abaixo uma receita de brigadeiro gourmet fácil e rápida de preparar. Separe um tempinho, reúna os ingredientes e mãos à obra. E bom apetite!

 

Brigadeiro gourmet de frutas vermelhas

Ingredientes:

395 gramas de leite condensado

100 gramas de creme de leite fresco

10 gramas de pasta saborizante de frutas vermelhas

Chocolate blossoms (raspas) sabor morango a gosto

Modo de preparo:

– Cozinhe o leite condensado com o creme de leite fresco até desgrudar do fundo da panela (ponto de brigadeiro).

– Desligue o fogo e acrescente a pasta saborizante de frutas vermelhas.

– Homogeneíze o brigadeiro.

– Retire da panela e deixe esfriar em temperatura ambiente por pelo menos 6 horas.

– Pese e porcione os brigadeiros, enrole e passe nos blossoms de morango.

– Disponha nas forminhas de brigadeiro e sirva.

 

Serviço:

 

Técnico em Confeitaria

Data: de 31 de maio de 2021 a 1º de abril de 2022

Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas

Duração: 800 horas

 

Senac Sorocaba

Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência – Sorocaba/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/senac-sorocaba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here