Banco de Olhos de Sorocaba recebe óculos inteligente de Israel que faz deficientes visuais enxergarem

Nova tecnologia será destinada a uma criança que poderá até mesmo ler livros e reconhecer amigos na escola.

0
250

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) acaba de receber uma doação que dará mais independência à vida de deficientes visuais. Trata-se do OrCam MyEye, um óculos inteligente que oferece maior autonomia para quem perdeu a visão totalmente ou parcialmente. 

Nilson de Almeida, empresário da ótica A Pontual, que doou o equipamento ao BOS, expressou sua alegria ao saber que a tecnologia será destinada para uma criança: 

“Esse equipamento é um scanner, que veio de Israel, e ajuda uma pessoa cega a identificar cédulas de dinheiro, reconhecer outras pessoas, faz a leitura de livro, revista e jornal. Fico muito feliz que esse equipamento está indo para uma criança que ajudará ela a estudar”, enfatiza.

O aparelho será emprestado à Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais, que tem uma parceria com o BOS. Mytlon Cruz Júnior, presidente da ASAC, explica que outras pessoas terão a oportunidade de usar o equipamento, assim, que a criança aprender a ter autonomia na sociedade.

“Imagine uma criança que nunca enxergou? Ela fica limitada, aprende a andar com bengala, mas ainda tem alguma limitação. Esse óculos irá proporcionar uma liberdade maior. A criança irá poder ir para escola e aprender melhor, ler livros, reconhecer os amiguinhos, por exemplo”, explica.

Como funciona o óculos inteligente?

O OrCam MyEye é um dispositivo discreto, com aproximadamente 7,6 cm de comprimento, que se acopla facilmente à haste de óculos comuns. O Equipado conta com uma câmera inteligente, que é capaz de ler instantaneamente textos de qualquer superfície, identificar produtos, cores, e até mesmo cédulas de dinheiro.

A tecnologia também permite o reconhecimento de rótulos de produtos e faces de pessoas, além de identificar a cor de roupas. 

Edil Vidal, Superintendente do Banco de Olhos de Sorocaba, ressaltou que a parceria com a ASAC surgiu da necessidade de oferecer à população reabilitação visual com mais qualidade.

“A instituição começou como Banco de Olhos, virou referência nacional e internacional, veio o hospital, que também virou referência. Da mesma forma, a instituição não para de crescer e entrou na área de reabilitação visual, algo muito importante. Não conseguimos resolver o problema de todos, muitos casos chegam para nós e não tem mais o que ser feito. Precisávamos fazer alguma coisa, os pacientes precisam desse trabalho com acompanhamento de uma equipe de multiprofissionais”, comenta. 

O superintendente agradeceu a doação e enfatizou a importância dos parceiros na realização da missão do BOS. 

“Nosso modelo de gestão é atender a todos, principalmente, quem tem menos renda, com ensino e tecnologia. É isso que nos faz sermos dinâmicos e trazermos algo novo. Então, a ajuda de parceiros fortalece ainda mais o que estamos fazendo”, afirma.

A doação do OrCam MyEye pela ótica A Pontual ao Banco de Olhos de Sorocaba é um exemplo inspirador de como a colaboração entre instituições e empresas pode impactar positivamente a vida das pessoas com deficiência visual. A tecnologia MyEye promete oferecer novas possibilidades e liberdade para aqueles que enfrentam desafios na visão, abrindo portas para um futuro mais inclusivo e independente.

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e o Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) ficam localizados na Rua Nabek Shiroma, 210, no Jardim Emília. Mais informações, acesse: www.bos.org.br ou ligue para o telefone: (15) 3212-7000.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here