A Prefeitura de Araçoiaba da Serra por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria de Saúde iniciaram ações preventivas nos locais onde houve suspeita da síndrome mão-pé-boca em crianças.

Após observarem casos pontuais da síndrome em duas creches panfletos informativos foram distribuídos nas creches junto a orientações feitas pela Vigilância Epidemiológica do município. Cerca de cinco casos identificados, já foram notificados pela secretaria de saúde. De acordo com informações da secretaria de educação as medidas preventivas foram tomadas nas creches municipais Marisa Mascarenhas Di Tata e Ligia de Paula Alvares, onde no total cinco casos foram identificados. “As ações de limpeza orientadas pela Vigilância Epidemiológica já foram tomadas nas duas crehes”, comentou a secretária de educação Ione Maria Gimenez Florenzano.

Segundo informações da secretaria de saúde a síndrome mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus, que provoca uma virose respiratória. Entre os sintomas mais comuns estão dor de garganta, febre alta, perda de apetite, lesões em mãos, pés, boca e desidratação pela dificuldade em ingerir alimentos. Os sintomas durante entre 7 e 10 dias e a transmissão se dá por meio da tosse ou espirro, água contaminada, e ainda o contato com objetos e pessoas contaminadas. É importante ressaltar que nos primeiros 5 anos de vida as crianças ainda tem baixa imunidade e o convívio em ambientes coletivos como as escolas e creches podem favorecer o surgimento de algumas doenças que normalmente evoluem com boa recuperação e algumas não implicam inclusive no afastamento. As orientações referentes aos cuidados em relação à prevenção são: manter portas e janelas abertas para manter o ambiente arejado, uso de álcool em gel após lavagem das mãos e evitar compartilhar materiais de uso pessoal, como talheres, copos e escovas de dente.

Fonte: comunicação prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here