Unidade móvel do BOS em Araçoiaba da Serra

A ação visa minimizar a fila de espera da nossa central de vagas em consultas de oftalmologia na cidade

0
130
Cerca de 50 consultas oftalmológicas foram realizadas

Na manhã do dia 25 de fevereiro, a Prefeitura de Araçoiaba da Serra por meio da Secretaria Municipal de Saúde deu início a consultas oftalmológicas após convênio firmado com Banco de Olhos de Sorocaba – BOS para atendimentos na unidade móvel. Um total de 100 consultas foram realizadas nesta segunda e terça-feira para pacientes que já aguardavam na fila de espera.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde estão previstas 500 consultas oftalmológicas que avaliam glaucoma retinopatia diabética, catarata e estrabismo, que serão realizadas em blocos de 100 a cada mês. O atendimento é prioritário a pacientes que já tem o encaminhamento do Clínico Geral e estão na fila de espera. “Com ação vamos minimizar a fila de espera da nossa central de vagas em consultas de oftalmologia na cidade”, comentou o secretário de saúde Francisco Antonio Fernandes.

Dentro da unidade móvel do BOS os pacientes passam pela pré consulta com exames no lensometro que verifica o grau de lentes oftalmológicas, passam ainda pelo auto-refrator que verifica a curvatura da córnea e pelo tonômetro para verificação da pressão intraocular. Durante a consulta quando é identificado algo mais grave o médico faz o encaminhamento do paciente para o hospital do BOS em Sorocaba.
Segundo a Secretaria de Saúde, os pacientes que ainda não tem agendamento devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo passar pela consulta com clínico geral e posteriormente se encaminhado para consulta oftalmológica.