Monge da Pedra Santa é tema de Exposição em Araçoiaba da Serra

0
195

“Da lendária Pedra Santa, onde o Monge viveu e rezou. A semente da fé e da verdade que nossos avós semearam sem temor”. Quem é Araçoiabano raiz conhece bem esse trecho do hino da cidade, assim como conhece a Pedra Santa, no Morro de Ipanema, como um importante ponto turístico da nossa região. Mas afinal, quem foi o Monge que passou um tempo da sua vida nesse lugar? 

Para responder a essa pergunta, a artista plástica araçoiabana Pércia Expen iniciou uma extensa pesquisa que resultou em 12 telas pintadas à mão contando a vida, luta e morte de Giovanni Maria de Agostini, como era chamado o religioso.

E, para mostrar o resultado desse trabalho, a obra completa ficará exposta para visitação do público no Nenio Rock Bar, em Araçoiaba da Serra, entre os dias 09 a 16 de julho, sob o nome de “No Rascunho das Lendas”. A vernissage de estreia acontece no dia 9, às 20 horas.

A artista plástica Percia Expen com uma das telas de exposição

Serviço:

O que: Exposição de arte – No Rascunho das Lendas

Tema: A vida, morte e Luta de Giovanni Maria De Agostini, o Monge de Ipanema

Onde: Nenio Rock Bar, em Araçoiaba da Serra

Vernissage: Dia 9 de julho, às 20h.

Período de exposição: de 9 a 16 de Julho | das 18h às 22h (exceto aos domingos)

Entrada: grátis

Apoio: CLAS (Clube de Leitura de Araçoiaba da Serra) e Nenio Rock Bar.

Sobre a obra:

O trabalho desenvolve a pintura representativa sobre a figura histórica e mística do peregrino Monge Giovanni Maria De Agostini, que percorreu longas trajetórias pela américa do sul, lançando sementes de esperança aos aflitos que, em 1850, eram os caboclos, índios e negros escravizados. Essas sementes germinaram no coração de gerações pós, visto que a cultura da fé permanece muito viva nas regiões por onde ele passou, até hoje.

Sobre a artista:

Pércia Galvão nasceu em 1953, em Sorocaba. Sua afinidade pelas artes visuais começou logo em sua infância, inspirada por seu pai, que sempre lhe trazia papel de pão e lápis para desenhar e, com delicadeza, lhe mostrava como transgredir o repetitivo dando voz às cores. Entre telas e murais pintados à mão, esculturas, trabalhos de fotografia e até projetos de teatro em que já atuou, Pércia desenvolve suas peças inspirada principalmente pela cultura popular brasileira e a miscigenação dos nossos povos. Em Araçoiaba, onde vive há 15 anos e trabalhou como funcionária pública, ela teve a oportunidade de realizar diversos projetos de arte junto a Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura Municipal. Nas suas obras, Pércia gosta de diversificar os materiais utilizados, já tendo trabalhado com tecido, madeira, sucata, papelão, entre outros, sempre dando preferência na reutilização de peças que seriam descartadas.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here