Mais de 70 aves silvestres são apreendidas em Araçoiaba da Serra

0
263
Foto: divulgação

No dia 16 de setembro, a equipe de Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Araçoiaba da Serra, com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Civil, por meio de denúncia anônima, realizou no município a apreensão de 76 aves nativas produtos de caça. As aves não apresentavam registros e no momento da chegada ao local, foi possível identificar alçapões abertos sendo utilizados para a captura de novas aves. Depois de realizada a apreensão, o infrator foi conduzido à delegacia de polícia, onde foi ouvido e liberado estando à disposição da justiça.

As aves apreendidas foram avaliadas por veterinário e com apoio do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) foram devolvidas à natureza na Floresta Nacional de Ipanema. No dia 17 de setembro, cerca de 28 estudantes da Escola Profª Áurea Duarte Rocha, participaram do projeto Guardiões da Floresta, dando sequência à programação da Semana da Árvore e realizaram a soltura dos pássaros apreendidos.

Algumas aves por apresentarem ferimentos ou não estarem aptas à soltura imediata, foram encaminhadas ao CEMACAS (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres) do município de São Paulo, para reabilitação e posterior reintrodução à natureza.