Excesso de compromissos no final do ano pode desencadear crises de estresse e ansiedade

Psicóloga da clínica High Five Health explica que é importante dividir tarefas e evitar sobrecargas emocionais, para que a época festiva seja lembrada apenas pelos bons momentos

0
1150

A proximidade das festas de final de ano costuma empolgar muitas pessoas, que não veem a hora de comemorar. No entanto, para outras, a notícia de que será preciso enfrentar uma verdadeira maratona de tarefas, como as buscas por presentes e os preparativos para as ceias de Natal e Ano Novo, chega a causar crise de ansiedade.

Como se não bastasse toda essa correria, também é preciso incluir na agenda os convites para confraternizações, organizar a viagem de férias, decidir onde será a reunião familiar e, ainda por cima, dar conta das crianças que, a essa altura, já estão em casa, de férias, aguardando a chegada do “bom velhinho”.

Parece impossível dar conta de tudo isso, não é? E, de fato, os preparativos para os compromissos dessa época causam, em muita gente, as já conhecidas “síndromes de fim de ano”, como explica Jéssica Schleetz, psicóloga da clínica High Five Health.

“O final de ano, diferentemente do que pensa a maioria das pessoas, não é sinônimo apenas de festas e comemorações. O excesso de tarefas pode sobrecarregar a mente, provocando um verdadeiro trauma em quem acumula todas essas responsabilidades”, afirma.

A psicóloga diz que toda essa carga de estresse acontece, pois não somos constituídos para lidar com tantas coisas ao mesmo tempo. “Nosso cérebro tem um limite de atividades que consegue desempenhar simultaneamente e com qualidade. Ao sobrecarregarmos a vida de compromissos, são liberadas cargas enormes de substâncias que visam deixar o cérebro ativo para ‘dar conta do recado’. No entanto, chega uma hora em que o corpo não aguenta mais ficar com o ‘pé no acelerador’. É aí, que surgem os sintomas dos transtornos psicológicos”, detalha.

Jéssica Schleetz, psicóloga 

Dentre as principais doenças decorrentes do estresse, estão as crises de pânico e ansiedade, que podem causar dificuldades no sono, problemas com a alimentação, e consequente ganho de peso. “Essas são as primeiras consequências do estresse crônico, que pode evoluir para problemas mais sérios, como isolamento e depressão”, afirma a especialista.

Uma das formas de evitar o estresse elevado no final do ano é saber dividir as tarefas, diminuindo a sobrecarga sobre uma pessoa só. “É mais saudável para as pessoas que elas não acumulem tantas responsabilidades. É preciso haver compreensão e cooperação entre os membros da família. Tirar um tempo para ‘desligar’ é fundamental para o cérebro descansar e manter-se saudável”, pontua a psicóloga.

Também é importante tirar um tempo, por mais que pareça impossível, para investir em atividades prazerosas. “Praticar exercícios físicos, ir ao parque, caminhar ou adotar um hobby são importantes aliados na manutenção da saúde mental”, completa a especialista.

Ao perceber sintomas, como: preocupação excessiva, alteração do sono, cansaço extremo, falta de apetite ou compulsão alimentar é recomendado que se busque atendimento especializado com um especialista em saúde mental.

A Clínica High Five Health fica localizada em duas unidades: Sorocaba: Rua João Crespo Lopes, 671 – Jardim Eltonville. São Paulo: Dentro da Clínica Physic – Av. República do Líbano, 592 – Ibirapuera. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.h5health.com.br ou nas redes sociais: @h5health. Atendimento: Segunda a sexta- das 08h às 21h, Sábado: das 8h às 12h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here