29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo e, segundo o relatório divulgado pelo Ministério da Saúde com base na pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva- INCA, estimam-se que para cada ano do triênio 2020-2022, surgirão 17.760 novos casos de câncer de pulmão em homens e outros 12.440 em mulheres. Esses números correspondem a um risco estimado de 16,99 novos casos a cada 100 mil homens e 11,56 a cada 100 mil mulheres.

Com o objetivo de auxiliar no combate ao fumo e contra outras drogas, assim como contribuir com entidades carentes, a Trabt, empresa especializada em medicina e segurança do trabalho, localizada na cidade de Sorocaba/SP, oferece palestras informativas em troca de alimentos não perecíveis para serem destinados a doação responsável.

”É muito gratificante, pois fazemos o bem duas vezes: ajudamos as entidades de caridade e aqueles que querem se libertar de algum vício”, comenta o médico do trabalho e diretor da Trabt, Leonidas Moreno.

De acordo com a diretoria da empresa, a ação não possui custos e pode ser realizada junto a qualquer empresa que busca implementar campanhas antifumo e demais drogas no ambiente corporativo. “Não há custos para as empresas que participam conosco desta ação, nossas únicas exigências são a doação dos alimentos não perecíveis e que a empresa se torne nossa conveniada, o que também não há custos. É uma forma que encontramos de combater dois principais maus: o cigarro e a fome”, detalha Leonidas.

Médico do trabalho e diretor da Trabt, Leonidas Moreno. Foto: divulgação.

As palestras são voltadas para a conscientização e mudança de hábitos, assim como auxiliam as empresas na adoção de campanhas internas e ações que consolidam o combate ao fumo e as drogas. Atualmente, um dos maiores riscos é o cigarro, visto que, segundo o médico do trabalho, ele pode causar câncer de lábios, língua, pulmões e em outros locais, bem como prejuízo tóxico, como a vasoconstrição que, por sua vez, pode causar má circulação, infarto cardíaco, derrame cerebral, neuropatias, principalmente em diabéticos, e muitas outras doenças.

“Na Trabt, não temos fumantes! Há apenas dois ex-fumantes, o que comprova que nossos profissionais levam tanto a saúde de nossos clientes a sério, quanto a própria, sendo um reflexo da qualidade de vida e da segurança que priorizamos em nossa empresa”, finaliza o médico do trabalho.

Para saber mais sobre a ação de combate ao fumo e as drogas, entre em contato pelos telefones (15) 3331-5533 ou (15) 3331-5532 ou pelo e-mail [email protected].

Dia Nacional de Combate ao Fumo

A data foi criada em 1986 pela Lei Federal 7.488, inaugurando a normatização do controle do tabagismo como problema de saúde coletiva, com o objetivo de apoiar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Mas não faz muito tempo que ainda era comum o uso do cigarro dentro de bares, restaurantes, escritórios e demais, impactando a vida social até mesmo dos não fumantes. Por isso, em 2014, a Lei 12.546 foi regulamentada, proibindo o ato de fumar em locais de uso coletivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here