A presença feminina na área de tecnologia da informação (TI) aumentou nos últimos anos. Pesquisas apontam que, aos poucos, as mulheres começam a conquistar um espaço cada vez maior em um setor, amplamente, dominado pelos homens. Elas ainda são minoria, mas os avanços já podem ser notados.

Um levantamento feito pela Revelo, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos, mostra aumento na contratação de mulheres em carreiras de TI. A partir de dados registrados na plataforma é possível observar que o número de convites a mulheres para vagas no setor cresceu de 12% em 2017 para 17% em 2019.

Outro estudo, “Women in the Workplace 2019”, realizado pela McKinsey & Company, confirma a tendência de crescimento. De acordo com o levantamento, a representação de mulheres no setor de TI cresceu 24%, nos últimos 5 anos.

São números promissores, que revelam uma mudança em curso. No entanto, há um longo caminho pela frente. Dados coletados pelo YouthSpark, programa mantido pela Microsoft, mostra que o setor de TI ainda é desafiador para as mulheres. De acordo com o estudo, apenas 25% dos profissionais de TI no Brasil são mulheres.

“Está claro que esse cenário é cada vez mais favorável para as mulheres. Entretanto, temos a questão cultural que precisa ser superada”, afirma Roberto Rocha, docente de TI, do Senac Sorocaba. Segundo ele, nas gerações anteriores, por influências escolares e familiares mais conservadoras, o ideal de profissional do futuro para as meninas era mais tradicional. “Na geração atual, o contexto é outro. As meninas estão crescendo em ambientes altamente tecnológicos. É natural que se sintam estimuladas a seguir carreira nesta área, ou seja, é uma realidade bem diferente daquela vivida pelas gerações anteriores”, analisa o docente.

Com mais de 25 anos de experiência na área, Roberto diz que tem sido notório o aumento da presença feminina nos últimos anos, principalmente na área de desenvolvimento de APIs (Programação de Aplicativos) e de infraestrutura de telecom. Segundo ele, o crescimento é observado não apenas nas empresas, mas também dentro das salas de aulas. “Ultimamente, tem sido possível notar uma participação maior de mulheres nos cursos técnicos, livres ou de especialização em TI”, comenta.

A área de tecnologia é apontada como uma das mais promissoras e, há algum tempo, está entre as que mais têm crescido. Novas vagas surgem a todo o momento. Mesmo com a pandemia, o mercado nacional de serviços de TI cresceu 4,2% no primeiro semestre de 2020 quando comparado ao mesmo período de 2019. É o que indica o estudo IDC Brazil Semiannual Services Tracker 2020H1. Ainda segundo o levantamento, foram movimentados mais de R$ 41 bilhões no setor neste período.

Portanto, a demanda tem sido alta e nem sempre o mercado encontra profissionais com a qualificação desejada. De acordo com o docente, o cenário é propício para que as mulheres mostrem que têm capacidade e criatividade suficientes para ingressar em todas as esferas profissionais de TI. O melhor caminho para isso, segundo ele, segue sendo a educação.

Lugar de mulher

O Senac São Paulo, que oferece desde 2019 o Ensino Médio Técnico em Informática, realizou um levantamento sobre o ingresso de meninas no curso. Para entender melhor como avançar no tema, ouviu de suas alunas como identificar os pontos que mais atraem a estudante para esta área.

“Eu como estudante de TI, percebo a diferença no número de meninas e meninos que formam a minha sala de aula e diante disso eu espero que tenha igualdade. Que as mulheres não desistam de fazer algo só porque a sociedade classifica como trabalho para homens, que nós sejamos livres para seguirmos a profissão que quisermos. Nosso lugar é onde queremos estar”, frisa Larissa Rodrigues, estudante do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Paulo.

A instituição promoveu o levantamento Gênero em TI e constatou que, no Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Paulo, 34% das alunas são meninas, proporção maior do que outros cursos da instituição. “Consideramos que levar a formação técnica e profissional em Informática para uma proposta integrada ao Ensino Médio, no nível da educação básica, amplia a chance de mais mulheres se interessarem por uma carreira profissional na área de TI”, aponta Melina Sanjar, gerente de desenvolvimento e responsável pelo Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo.

 

Serviço:

 

Ensino Médio Técnico – Novas Turmas 2021         

Matrículas abertas: www.sp.senac.br/ensinomedio

Senac Sorocaba

Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência – Sorocaba/SP

Informações: www.sp.senac.br/senac-sorocaba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here