Keratograph 5M, da Oculus®, vai contribuir no diagnóstico, tratamento e acompanhamento do “olho seco”. Foto: divulgação.

Sempre em busca de oferecer o melhor atendimento a seus pacientes, o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) – Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) acaba de adquirir dois equipamentos únicos na região para exames oftalmológicos.

“Até então, não haviam equipamentos que desempenhavam essas funções, agora temos novas informações sobre as condições dos nossos pacientes”, ressalta Dr. Nicolas Cesário Pereira, médico oftalmologista e chefe do setor de Córnea do BOS-HOS. “É uma grande evolução na avaliação dos pacientes para diagnóstico, tratamento e acompanhamento ainda mais precisos”, completa o especialista.

O Corvis é um tomógrafo que possuiu uma câmara de alta velocidade de captura, capaz de registrar 4.300 imagens por segundo. Por meio de uma estimulação com um pulso de ar na córnea, o equipamento analisa o comportamento de tensão e deformação do tecido, calcula a pressão intraocular e avalia a resposta biomecânica da córnea. Dessa maneira vai auxiliar na indicação de uma cirurgia refrativa, como aquelas que corrigem miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, mostrando se a córnea do paciente tem resistência biomecânica suficiente para passar pelo procedimento cirúrgico. O aparelho também vai ajudar no diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos pacientes com ceratocone, doença que faz a córnea ficar protrusa e irregular, levando à baixa visão. “Nesses casos, o equipamento nos auxilia no diagnóstico preciso e precoce, que colabora muito para um tratamento eficaz, além de nos auxiliar no acompanhamento desses pacientes, mostrando, com maior precisão, a progressão da doença e a necessidade de cirurgia para estabilizar o ceratocone”, enfatiza Dr. Nicolas. Além disso, pode auxiliar no tratamento de pacientes com glaucoma, permitindo a medição precisa da pressão intraocular para o acompanhamento adequado.

A inteligência artificial (IA) existente no equipamento permite que se integre e troque informações com outros da mesma marca, como o Pentacam. Esse equipamento já existe no parque do BOS-HOS, sendo fundamental no pré-operatório de cirurgia refrativa e catarata, no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do ceratocone e outras doenças corneanas, além do acompanhamento pós-operatório de transplante de córnea e outras cirurgias corneanas.

Por sua vez, o Keratograph 5M é uma tecnologia avançada para diagnóstico do “olho seco”, que é quando há uma disfunção no filme lacrimal, produzindo menos lágrima ou se evaporando muito rapidamente. O aparelho possui uma câmera colorida de alta resolução equipada com um software inteligente, para analisar os dados coletados em apenas 30 segundos, sem tocar no olho. Assim consegue mostrar, de forma objetiva e eficaz, o filme lacrimal e estruturas responsáveis pela lubrificação dos olhos. Dessa forma, também auxilia na indicação e no pré-operatório de cirurgias, como de catarata, refrativa e transplante de córnea. Também possibilita a avaliação das lentes de contato durante teste de adaptação, permite determinar a rotação exata das lentes tóricas (usadas, principalmente, para corrigir astigmatismo), além de detectar lipídios e depósitos na superfície das lentes. “O aparelho consegue mostrar, de forma objetiva, o filme lacrimal e estruturas responsáveis pela lubrificação do olho, otimizando o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes com olho seco”, ressalta o chefe do setor de Córnea do BOS-HOS.

Para ele, esses são importantes reforços tecnológicos adquiridos pelo BOS-HOS, que ajudam na manutenção da saúde ocular da população e no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diferentes alterações oculares.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou telefone: (15) 3212-7000. O Banco de Olhos de Sorocaba e o Hospital Oftalmológico de Sorocaba estão localizados na Praça Nabek Shiroma, 210, Jardim Emília, em Sorocaba (SP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here