Divulgação

PROGRAMAÇÃO:

SERVIÇO:

Oficina de Iniciação ao Teatro de Animação em Miniatura

Dia: 4

Horário: 9hs

Local: Prédio das Oficinas Culturais Paulo Betti – Entrada Gratuita

 

Intervenção Feira Lambe Lambe

Dia: 4 quinta feira

Horário: 13h

Local: Praça Coronel Almeida

Entradas ao chapéu

________________________________________________________________________

O Coletivo Teatro de Caixeiros é um núcleo pesquisador da estética do teatro lambe-lambe e que tem como objetivo a difusão e reconhecimento desta estética.

O Teatro Lambe-lambe, enquanto manifestação artística, é um universo em crescimento e apresenta singularidades por expor o ato cênico concentrando a beleza poética num espaço e tempo mínimos. Uma de suas criadoras, Ismine Lima, define o Teatro Lambe-Lambe como “um espaço para o olhar”. A grande proximidade entre o rosto do manipulador e o rosto do espectador dentro da caixa gera uma relação de grande proximidade entre estes dois indivíduos, uma proximidade que nenhum outro tipo de espetáculo permite. Prestar atenção aos olhos de quem assiste permite que o ator manipulador reaja com a recepção do espetáculo, brinque com sua energia e administre as ações de forma a tornar cada apresentação realmente única.

Estética genuinamente brasileira, criada pelas bonequeiras baianas Ismine Lima e Denise di Santos nos anos 80 e inspirada nas antigas caixas de fotografia lambe-lambe, este teatro é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico formado por um palco dentro de uma caixa de dimensões mínimas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curta duração através da manipulação de formas animadas em miniatura. Trata-se, portanto, de uma caixa-teatro individual, com uma estrutura técnica em miniatura e independente, configurada para atender um espectador por vez com todas as suas peculiaridades de atuação, iluminação, sonoplastia, cenografia e utilização de espaço cênico

Nossa passagem por Araçoiaba carrega na bagagem apresentação e oficina que fazem parte da nossa circulação por 11 cidades do estado de São Paulo, com a apoio do Proac 2018 – Circulação para espetáculos de rua;

A intervenção da Feira Lambe Lambe será dia na Praça Coronel Almeida ás 13h, são sete espetáculos com cerca de três minutos cada que não se utilizam da palavra articulada e são formados por cenas que acontecem à partir das ações dos bonecos e da trilha musical.

A oficina será ministrada no mesmo dia, 4, no prédio da Oficina Cultural Paulo Betti às 9hs. A oficina tem por objetivo iniciar o participante na linguagem lambe lambe compreendendo seus elementos históricos ,executando os princípios do teatro em miniatura e manipulação de objetos em pequenas escala. Duração de 2 horas.

O coletivo de teatro lambe-lambe “Teatro de Caixeiros” nasceu em 2012 como um centro de estudos, pesquisas e difusão do teatro lambe-lambe na cidade de Ribeirão Preto e região apoiado pela Cia A DitaCuja, grupo com mais de 10 anos de atividade na região. Tem como objetivo a pesquisa dessa linguagem de teatro de animação, e integra-se a uma rede de grupos que atua na difusão do Teatro Lambe-lambe em toda a América latina.

Assista o vídeo e conheça o projeto: