Araçoiaba da Literatura

0
21

Nossa cidade entra num momento bom posto que estamos ensaiando a realização da Primeira Feira Literária de Araçoiaba da Serra, a FLAS.
Antes porém vamos ao contexto histórico das Feiras, passando pelo entendimento de como nossa cidade, através do Clube de Leitura de Araçoiaba da Serra, o CLAS, captou a possibilidade, necessária diga-se de passagem, da realização da referida Feira.
A realização de ´Feiras` remonta a Idade Média quando pessoas, produtores, artesãos, leitores, escritores, poetas expunham o seu produto a céu aberto em áreas chamadas Burgos, precursores dos bairros e que eram edificados de forma pouco ordenada nas áreas externas aos Castelos.
Na Idade Contemporânea as feirinhas literárias ganharam as escolas e se transformaram numa complementação ao ensino formal; uma verdadeira ode a criatividade, a inventividade e a descontração.
Este fenômeno se alastrou pelas escolas assumindo agora tendências temáticas para o público infantil e sua segmentação, fazendo deste público o protagonista nestes eventos.
Mais recentemente, a partir de 2003, a realização da FLIP – Feira Literária de Paraty, foi o ponto de inflexão das Feiras Literárias no Brasil, tornando a FLIP a Feira Literária ´mais importante da América Latina`, sendo multidisciplinar e formadora de opinião.
No esteio desta tendência cidades como Bauru, Hortolândia, Poços de Caldas, Ribeirão Preto passaram a reproduzir as Feiras Literárias inspiradas na FLIP, a Feira Literária de Paraty, verdadeiras festas literárias, como é o que pretendemos seja realizado aqui em Araçoiaba da Serra.
Fundado há dois anos e ponto de referência para os amantes da literatura e artes na cidade, o Clube de Leitura de Araçoiaba da Serra, CLAS tem sido o polarizador para a realização da Feira na cidade.
A Feira Literária de Araçoiaba da Serra, FLAS, cujo projeto está em desenvolvimento, deverá acontecer em até um ano emeio e poderá trazer pessoas ilustres para palestrar nos dias de realização da Feira.
Haverá também expediente direcionado às crianças, o que chamamos de FLASINHA, ou a Feirinha Literária de Araçoiaba da Serra direcionada às crianças.
A comunidade poderá participar durante as atividades da Feira nas suas atividades nucleares, palestras e etc… e em temas transversais mediados por artistas, artesãos, saltimbancos e cantores locais e regionais.
Serão basicamente três dias de Festa, haverá exposição de livros onde a inclusão será pedra de toque com livros dedicados à comunidade portadora de deficiência visual na cidade e região.
As palestras, sejam de palestrantes do cenário local, regional e nacional, assim como figuras ilustres e doutas serão de acesso a todos.
Nos períodos pós expediente matinal da Feira haverá som ao vivo, apresentação de bandas e corais no espaço da Praça Coronel Almeida.
O CLAS está discutindo formas de participação da sociedade sem ônus, muito provavelmente com a troca de um ingresso da Feira para às palestras, por um livro que será depois distribuído para a comunidade nos pontos de leitura existentes na cidade e que são de gestão do Clube de Leitura.
Será a Feira da inclusão, com profissionais de libras nas palestras, locais reservados a terceira idade com acesso, profissionais de áudio descrição para portadores de deficiência visual de forma a introduzir o individuo às emoções além da audição.
A Feira Literária de Araçoiaba da Serra pretende ser um ponto de inflexão no quesito Cultura da cidade.
Pretende colocar a cidade no circuito literário nacional, ter o sucesso e a relevância de uma FLIP, reservadas as devidas proporções.
Estaremos divulgando e informando por este Jornal o andamento das atividades sempre que necessário.
É Araçoiaba da Serra debutando, incluindo na pauta da cidade a atividade literária, libertadora e geradora de senso crítico.