Foto: Divulgação.

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) adere à campanha mundial de combate ao diabetes e promove um megaevento aberto ao público, o “2° Mutirão BOS do Diabetes”, que acontece no próximo sábado (09/11), no próprio prédio do BOS, começando às 7h e seguindo até as 14h, ou enquanto durarem as senhas. A orientação é para que as pessoas cheguem cedo, pois serão distribuídas 1.500 senhas no local, o que deverá se esgotar rapidamente e não haverá atendimentos extras.

A ação visa orientar e conscientizar a população a respeito das implicações do diabetes, doença que, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, afeta mais de 13 milhões de brasileiros, o que representa 6,9% da população do país. O diabetes é considerado uma epidemia silenciosa pela Organização Mundial de Saúde, afetando mais de 425 milhões de pessoas no mundo, sendo um terço delas acima dos 60 anos, segundo o mais recente levantamento do OMS.

Apesar de mundialmente conhecido como o mês de conscientização contra o câncer de próstata, o Novembro Azul também é marcado pela luta contra o diabetes, doença que pode surgir em qualquer etapa da vida. “O mutirão é aberto a todos, porque o diabetes, apesar de ter uma incidência maior em pessoas com idade mais avançada, pode atingir também crianças e jovens”, explica Dr. Arnaldo Bordon, médico oftalmologista e chefe do Departamento de Retina e Vítreo do BOS.

A relação do diabetes com a visão é igualmente muito importante. A chamada retinopatia diabética é a causa mais comum de perda de visão na faixa economicamente ativa da população. “É um dado alarmante, ainda mais se levando em conta a previsão da OMS de que o número de diabéticos aumente em quase 50% nas próximas duas décadas”, adverte Dr. Arnaldo.

A iniciativa organizada pelo BOS, com o apoio de inúmeros parceiros, atuará na prevenção e identificação precoce da doença, das retinopatias e demais alterações nos olhos provocadas pelo diabetes e que podem levar à perda irreversível de visão. “É importante a orientação e ajuda médica o quanto antes, pois, em muitos casos, os pacientes só procuram auxílio especializado quando o problema já está em um estágio avançado, na fase em que a cegueira já se torna irreversível. Por isso, é extremamente importante alertarmos os diabéticos da importância dessas ações preventivas”, alerta o oftalmologista do BOS.

Além dos exames e das atividades que serão oferecidos, como massagem, orientação sobre condicionamento físico, nutrição, questões farmacêuticas, dentre outras, em alguns casos, o tratamento começará no local. “Será feito um mapeamento de retina e, a partir do resultado, outros exames já poderão ser feitos, como ultrassom e a OCT (Tomografia de Coerência Óptica) e, aqueles que precisarem de tratamento com laser, já iniciarão a terapêutica no local”, elucida Dr. Arnaldo.

O 2° Mutirão BOS do Diabetes é uma realização em conjunto com os parceiros: Academia BOS Fit, Associação de Diabéticos de Sorocaba (ADS), Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac), CHUT Sports Uniforme em geral, Coral Jovem – IASD, Comissão de Humanização do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo – Seccional Sorocaba (CRF-SP), Dolly Guaraná, Elo, Eye Pharma – Farmácia de Oftalmologia, GP Som e Luz, Grupo Escoteiro Vuturaty, Instituto Magnus, Lona Festa, MedLevensohn, Orgânica, PODS (Instituto de Podologia e Saúde), Stay Care, Super Palhaços, com apoio de SAAE Sorocaba, Secretaria da Saúde de Sorocaba, TV TEM Sorocaba e Urbes – Trânsito e Transportes.

O evento contará com a participação de cerca de 500 voluntários e todas as atividades são gratuitas. Para participar, é preciso seguir as seguintes regras:

  • Retirar senha no dia do evento, das 7h às 14h, no local do mutirão, que será realizado no Banco de Olhos de Sorocaba, que fica na Rua Nabek Shiroma, 210, com entrada pela Avenida Prof. Arthur Fonseca, altura do nº 459, no Jardim Emília, em Sorocaba (SP);
  • O mutirão é destinado a pessoas com diabetes, de todas as idades, de Sorocaba e região;
  • Não deve estar em jejum, tampouco interromper o uso de medicações para participar das atividades;
  • É necessária a presença de um acompanhante para menores de 18, maiores de 60 anos e para pessoas que necessitem de auxílio;
  • Permitida a retirada de apenas uma senha por pessoa;
  • Obrigatória a apresentação de documento de identificação para retirada de senha;
  • Limite de 1,5 mil senhas para atendimento;
  • Caso as senhas se esgotem antes das 14h, não haverá nova distribuição;
  • Se até as 14h ainda restarem senhas, estas não serão distribuídas após o horário.

SERVIÇO

Evento: 2° MUTIRÃO BOS DO DIABETES

Data e horário: Sábado, 09/11/2019, das 7h às 14h

Local: Banco de Olhos de Sorocaba, que fica na Rua Nabek Shiroma, 210, com entrada pela Avenida Prof. Arthur Fonseca, altura do nº 459, no Jardim Emília, em Sorocaba (SP).

Evento gratuito e aberto ao público. Senhas limitadas a 1,5 mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here