SER AMIGO

0
2239

“Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo (Provérbios 27:17 ARA). “Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves dentro do coração” (Milton Nascimento/Canção da América). Tenho comigo que a relação entre amigos verdadeiros é mais nobre e duradoura que a de irmãos e cônjuges. Estes, quase sempre, estão brigando ou se separando. Destaque a três aspectos da amizade!

  1. Amigo jamais abandona o amigo! Ou não é amigo! A Bíblia afirma que “existe amigo mais chegado que um irmão” (Provérbios 18:24). Quando todos abandonam, aí é que ele chega. Jamais para desdenhar ou tirar algo. O amigo oferece o ombro, a amizade. Ele se doa. O verdadeiro amigo ama sempre e nenhuma intempérie o fará deixar de aprofundar suas raízes nesse relacionamento. Ele não pede, doa!
  2. Amigo sempre será amigo, apesar dos defeitos! Entre amigos inexiste formalidades e ou convenções. Um amigo conhece outro amigo e continua sendo amigo, mesmo sabendo de todos os defeitos do amigo. Ele sempre estará perto, quer na alegria ou na dor; quer na festa ou no choro. O amigo constrói corredores e não muros. Na Bíblia, Davi e Jônatas vivenciaram esse tipo de amizade. O amigo não “dá bola” para fofocas ou intrigas. Ele sempre será leal.
  3. Amigo sempre confrontará com a verdade! Há muitos que ao serem confrontados não querem mais ser amigos. O verdadeiro amigo é aquele que diz a verdade ao amigo e não aos outros. O amigo não é cúmplice do erro; por isso, confronta; se necessário for. Todavia, não deixa de ser amigo. O verdadeiro amigo, muitas vezes, fere; porém, é sempre visando o bem e o melhor para o amigo. Muitas vezes a verdadeira prova de amizade está no fato de se correr o risco de perder o amigo. O amigo jamais é omisso. O verdadeiro amigo é aquele que corrige, exorta e orienta; mesmo sabendo que pode “perder” o amigo.

Preste atenção! Quem bajula não é amigo. Prefere elogiar com hipocrisia na presença do “amigo”; mas, ao dar as costas, denigre e solapa o “amigo”. O amigo ideal e verdadeiro é aquele que jamais busca vantagem e sim procura servir com amor. Lembre-se que o verdadeiro amigo é aquele que estende a mão, mesmo quando todos a tiraram. O amigo é, sempre, movido a duas coisas: amor a Deus e ao próximo, porque ama como se fosse amor por si mesmo. Por último, o conselho de Dale Carnegie (livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas) ao dizer que só existe uma maneira de fazer amigos: ser amigo. Invista em amizades sinceras e profundas. Quem oferece amizade sincera sempre terá o retorno de amizade sincera.

YouTube: Metanoia Universitários
Fone: (15) 9 9134.6370

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here