Vamos combater a dengue?

0
243

De acordo com os boletins epidemiológicos, cresce o número de casos de dengue na cidade de Campinas. A Secretaria Municipal de Saúde decretou estado de emergência, pois são mais de 27 mil registros confirmados. O assunto exige atenção e providências urgentes da parte de toda a população no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

Pensando nisso, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu, em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), uma atividade lúdica direcionada a meninas e meninos que participam do serviço Criança: Futuro no Presente! visando a prevenção de doenças como a dengue, transmitida pelo mosquito vetor.

Na oportunidade, as técnicas de vigilância apresentaram diversas maneiras de combater a proliferação do inseto. São atitudes simples e que estão ao alcance de todos. “A dengue é um assunto muito sério, mas gostamos de falar sobre isso de uma forma mais leve, envolvendo gincanas, músicas e teatro. Acreditamos que, dessa forma, o público infantojuvenil compreende melhor a situação”, comentou Fabiana Daniel, agente de apoio ao controle ambiental.

De acordo com Cristina de Morais, durante o trabalho operacional realizado nas residências, é possível observar a dificuldade de mudança de hábitos da parte dos moradores. “O diálogo com pessoas adultas é mais complexo. Já, a tendência das crianças é receber e compreender melhor o assunto discutido. A gente ensina o que deve ser feito em casa e as crianças levam para os familiares o conhecimento que recebem”, disse.

As práticas diárias nascidas dessa postura de Cidadania Ecumênica, sempre fomentada nos Centros Comunitários de Assistência Social da LBV, têm resultados muito maiores do que possamos imaginar. “Eu faço muitas coisas para ajudar. Hoje mesmo encontrei um copo descartável jogado na rua, onde eu o recolhi e descartei na lixeira para não juntar água.”, falou o atendido Herón Dias (12).

O atendido Cristian Freitas (12) guardou muitas informações para exercer no seu dia a dia, quando o assunto for combate ao mosquito. “Precisamos nos proteger contra a dengue, e isso se faz recolhendo plásticos, pneus e garrafas para não acumular água, colocando objetos em locais de reciclagem”, destacou.

Além de notar tudo muito bem cuidado, como sempre são os ambientes da Instituição, a equipe da Devisa encontrou reciprocidade no diálogo para amenizar essa problemática urbana. Na ocasião, as técnicas de vigilância entregaram chocolate para a garotada, por ocasião da Páscoa, e foram presenteadas como forma de agradecimento pelo importante trabalho.

E assim, de mãos dadas com a comunidade, a LBV tem conseguido ajudar nessa conscientização, contando sempre com o apoio de seus valorosos parceiros.

Conheça também outras iniciativas da LBV através do perfil @LBVBrasil nas redes sociais ou pelo site www.lbv.org.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here