Unimed Sorocaba completa 53 anos salvando vidas

0
293

Nos últimos 53 anos a Unimed Sorocaba se solidificou como referência em saúde suplementar no estado de São Paulo, acumulando certificações internacionais de gestão e qualidade e conquistando destaque no segmento graças à integração da tecnologia à medicina e, principalmente, à modernização de suas estruturas assistenciais e administrativas.

No final de 2023, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) classificou a Unimed Sorocaba como a operadora de saúde que apresentou melhor resultado em lucro operacional do Estado de São Paulo. O mesmo levantamento apontou também que a cooperativa sorocabana foi a terceira melhor em lucro operacional entre as Unimed’s e a 11ª entre todas as 709 operadoras de saúde do Brasil.

Os números impressionam, mas a história da Unimed Sorocaba vai além dos resultados e certificações. Desde o início de sua história, a cooperativa vem fazendo parte da história de muitas pessoas que a escolheram para acompanhar sua saúde. São histórias de superação, de resiliência e generosidade.

Cuidado com a saúde

Entre esses pacientes está Milena Rafael Carrascoso, que há oito anos frequenta três vezes por semana o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro para sessões de hemodiálise. Com uma insuficiência renal congênita, Milena começou a hemodiálise com 18 anos e fez das visitas ao HMS sua rotina de cuidado com a saúde. “Não encaro as sessões como um sofrimento, mas um cuidado com a minha saúde. Sempre sou muito bem acolhida no hospital pela equipe de enfermagem, que é basicamente a mesma desde o início do tratamento. Essa equipe acabou se transformando em parte da minha família por causa do carinho e do cuidado que tem comigo”, afirma Milena, que se prepara agora para receber um rim doado pela mãe.

Milena Rafael Carrascoso

Portadora da síndrome de Li-Fraumeni, doença hereditária de predisposição ao câncer que faz com que seu portador tenha alto risco para o desenvolvimento de diversos tipos da doença, Cristiane Rogenski, que já perdeu uma irmã e um sobrinho com a síndrome, faz quimioterapia há três anos no Centro de Infusão do HMS e conta que foi impactada logo na primeira sessão com o atendimento do corpo clínico. “Logo na primeira sessão sentaram ao meu lado uma nutricionista, um dentista, uma assistente social e uma psicóloga, que me deram orientações detalhadas sobre o tratamento, sintomas e efeitos colaterais. Todo esse acolhimento deixa meu tratamento mais leve. Ser recebida num ambiente agradável e por profissionais que entendem este momento é o diferencial da Unimed Sorocaba.”

Cristiane Rogenski

Superação

A Unimed Sorocaba faz parte ainda de muitas histórias de superação, como a de Adriano Vaz de Meira, que foi diagnosticado com covid em 2021. Com sintomas mais graves, Adriano ficou 62 dias na UTI e mais 30 na internação. No momento de alta, Adriano pesava apenas 40kg e tinha perda de movimentos, de audição e fala. Jéssica de Meira, mulher de Adriano, conta que foi preciso mais 6 meses de fisioterapia e acompanhamento para que ele pudesse recuperar parte dos movimentos e da fala. “Foram meses difíceis, de muita incerteza, mas de muito carinho. Os profissionais da Unimed se tornaram minha segunda família, já que na época não tínhamos vacina e vivíamos um tempo de isolamento, medo e incertezas. Seguimos ainda em tratamento, mas tenho certeza de que até o final deste ano ele voltará andar, um momento que vou comemorar com nosso médico e a equipe de enfermagem que me ajudou e com quem mantenho contato até hoje. Agradeço muito  atendimento que tivemos e vamos comemorar junto com a equipe que nos acompanhou.”

Jéssica de Meira e Adriano Vaz de Meira

Sobre a Unimed Sorocaba

Considerado o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, a Unimed do Brasil é formada por 341 cooperativas. Juntas, elas congregam 118 mil médicos, 18 milhões de beneficiários e 135 hospitais próprios. A Unimed Sorocaba insere-se no grupo classificado como de grande porte, por ter em sua carteira mais de 143 mil clientes diretos, além de outros 88 mil atendidos via intercâmbio. A cooperativa conta com diversos pontos de atendimento como o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro, Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS), Intercâmbio, Unidade Avançada Zona Norte (atendimento assistencial e Pronto Socorro 24h localizado no Shopping Cidade), Unidade Iguatemi (atendimento assistencial e comercial localizado no shopping Iguatemi Esplanada) e Unidade JK, além de 3 farmácias e um Centro de Distribuição de Medicamentos. A cooperativa também conta com pontos de atendimento nas cidades de Boituva, Piedade e Porto Feliz. Atualmente, a instituição é formada por 1.242 cooperados e mais de 2.800 colaboradores. O Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro é um dos mais modernos e qualificados das 135 instituições hospitalares do Sistema Unimed Nacional. Por essa razão, é considerado uma referência, sendo capacitado para cirurgias de alta complexidade, inclusive oito tipos de transplantes de órgãos, como coração, fígado, medula óssea, entre outros.

Serviço:

Unimed Sorocaba completa 53 anos salvando vidas

Data: junho de 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here