Pesquisa: Black Friday 2023 e as expectativas dos consumidores

93% vão aproveitar a data para comprar produtos ou serviços para si mesmos 35% pretendem aproveitar as ofertas e descontos de eletrodomésticos 58% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$500 este ano e o consumidor exige mais transparência nas ofertas

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Medindo as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners . co, em parceria com a Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado, comportamento e consumo – entrevistou mais de 1500 consumidores para o levantamento do Pulso Black Friday 2023.
 

A Black Friday se tornou um dia tradicional de liquidações que atrai a atenção e também é considerado como início das vendas de Natal, funcionando como uma grande estratégia do varejo. O Pulso mediu, então, a opinião dos consumidores com questões que vão desde racionais e emocionais. De quem pretende comprar na Black Friday, 93% vêem a data como uma oportunidade para adquirir produtos ou serviços para si mesmos.

A expectativa para a Black Friday deste ano aponta que mais de um terço dos brasileiros (36%) acredita que as ofertas estão melhores do que no ano passado, ao mesmo tempo que, mais da maioria da população (58%) pensa que tudo se manterá como no último ano. Apenas 6% não está otimista e concorda que será pior que o período anterior.
 

Da parcela de 6% que responderam ‘pior do que ano passado’, os motivos apontados foram:

Menos dinheiro no bolso: 55%;

Descrença nas ofertas da Black Friday: 27%;

Quer economizar: 3%;

Não viu produtos de interesse: 3%;

Outro motivo, 11%, sendo:

Economia do país 6%;

Aumentos dos impostos, mercado inseguro e promoção menos forte, 2%, cada.

“A Black Friday é uma data que possui grande relevância pro varejo, mas a pesquisa mostra que para uma grande parte dos consumidores (58%), a data não traz novidades. Isso é um bom ponto de atenção, afinal é papel da indústria promover essa mudança, se atentando às necessidades e trazer novas ofertas. Também vimos que é uma data mais ‘egocêntrica”, 93% pensa em comprar algo para si, mais um motivo para o varejo entregar uma data com experiências mais próprias e até personalizáveis. Analisando tudo, os dados mostram boas oportunidades para marcas se comunicarem melhor e criarem ofertas com mais valor de compra, investir em gifts e até em experiências”, explica Fabricio Natoli, VP de estratégia da Score Retail

Brasileiro ama promoção… 63% das pessoas apontam os grandes descontos como benefícios da data; 36% vêem vantagem em poder comparar muitos produtos com valores reduzidos; e 28% gostam do frete grátis oferecido pelas lojas durante o período. Também foram citados o acesso às marcas caras (15%); combos ou pacotes oferecidos pelas marcas que o consumidor gosta (12%) e o cashback (6%).
 

…mas não gosta de se sentir enganado. Para parte da população a data é considerada oportunismo do mercado. 61% analisam que as marcas enganam os consumidores subindo o preço antes da data, a famosa “Black Fraude”; 37% concordam que os preços estão altos e a data não muda essa realidade; e 14% afirmam que nunca encontraram boas promoções na Black Friday. O recebimento do décimo terceiro salário influencia a compra de 13% que não vão comprar porque não receberam o montante no dia das ofertas.
 

Os consumidores apontam também outras prioridades: o olhar social e o meio ambiente ganham pontos nesse movimento. 58% dão preferência por comprar de marcas que possuem iniciativas sociais e ambientais; e 39% priorizam comprar de pequenos comércios para ajudar.
 

E qual a expectativa de gastos? Apesar de 55% declararem que estão com menor poder aquisitivo este ano, o consumidor se prepara para guardar dinheiro e buscar ofertas relevantes. Sendo assim, 58% do total pretende gastar mais de R$500 nessa edição da Black Friday.


Até R$50 – 1%

De R$50 até R$150: 5%

De R$150 até R$250: 9%

De R$250 até R$500: 21%

De R$500 até R$1.000: 25%

De R$1.000 até R$3.000: 24%

De R$3.000 até R$6.000: 7%

Mais de R$6.000: 2%

Não sabem: 6%

Compras sem sair de casa. O e-commerce continua sendo uma opção na hora de fazer as compras e lidera as opções online seguido pelos marketplaces. Dos 5 primeiros colocados, sites de marca foram a última opção.

Mercado Livre – 52%

Marketplace de varejo – 43%

Amazon – 43%

Shoppe – 38%

Site de marca – 35%
 

Mas, experiências memoráveis, só o ponto de venda consegue proporcionar. Por isso, ao pensarem em nas compras nas lojas físicas para essa data, os brasileiros têm suas preferências:
 

Lojas de rua já conhecidas: 41%

Lojas em shopping já frequentadas: 37%

Passeio no shopping para ver as oportunidades: 31%

Decisão após ter conhecimento das promoções recebidas: 25%

Lojas em que os vendedores informam sobre as promoções: 16%

Novas lojas para conhecer por um bom preço: 7%

Não vão comprar em loja física este ano: 15%


“A Black Friday desperta o lado consumista, mas os brasileiros estão mais cautelosos na hora de abrir o bolso. É interessante observar que a decisão da compra nem sempre reflete o que escolheriam comprar. Por exemplo, o consumidor pretende comprar uma geladeira, mas gostaria mesmo é de trocar o celular por um novo”, analisa Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.


O que está na cabeça do consumidor é o maior interesse do varejo. Na lista de compras para a Black Friday 2023, no TOP5 constam, principalmente, produtos do dia a dia: eletrodomésticos (35%); vestuário e utilidades domésticas (32%, cada); eletrônicos (26%) e calçados (27%).

A lista completa contém 26 opções, as que se destacaram:
 


Metodologia

O Pulso Black Friday 2023 foi feito pela Score Retail em parceria com a Hibou, em Outubro de 2023. A abordagem digital aconteceu com 1562 pessoas nos Estados SAO/POA/BHZ/RIO/SSA/CWB/BSB/REC/MAO/ ABS. Os respondentes se declararam como 52% feminino, e 48% masculino. Na pesquisa também são levantadas informações básicas sobre renda familiar, que resultaram no seguinte cenário: A++ 2%; A+ 5%; B1 16%, B2 27%; C1 20%; C2 12%; DE 3% e N/A 15%.O resultado apresenta 2,5% de margem de erro a 95% intervalo de confiança.

Sobre a Score Retai
Score Retail é uma empresa de deta retail da B&Partners . co – The Brandtech Network. O embasamento em dados e tecnologia, pré e pós implementação nos permite desenvolver as melhores soluções para cada tipo de problema em ambientes de compra ou de consumo. Somos especialistas em remodelar a construção de marcas e experiências.
 

Sobre a Hibou
Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, atuante há mais de 18 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

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