Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece cursos on-line gratuitos para agentes comunitários de saúde que atuam no enfrentamento ao novo Coronavírus 

Iniciativa em parceria com a Johnson & Johnson Brasil visa capacitar agentes em todas as regiões do País

0
505

Para apoiar os profissionais de saúde que atuam no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com a Johnson & Johnson Brasil, disponibiliza um curso on-line e gratuito para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal.

O curso tem quatro horas de duração e sua estratégia pedagógica apresenta simulações realísticas da atuação durante as visitas domiciliares, videoaulas e orienta os agentes comunitários na identificação de sinais e sintomas da Covid-19. Os conteúdos podem ser acessados pelo celular ou computador e os participantes escolhem o melhor horário para realizarem as atividades. Para fazer a inscrição basta acessar o site https://inova.eadhaoc.org.br/.

Pandemias, além de serem emergentes na saúde pública, ainda demandam novos protocolos e capacitação dos profissionais da área. Estudo feito em 2020 pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a Rede Covid-19 Humanidades detectou que 52,2% dos profissionais de saúde pública do País não receberam nenhum tipo de treinamento para atuar no enfrentamento da Covid-19.

Aulas, metodologia de ensino, coordenação, acompanhamento e plataforma virtual são da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A Instituição conta com a expertise em capacitação de profissionais de todo o Brasil, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), voltado ao fortalecimento da saúde pública brasileira. “Nesta iniciativa unimos a excelência do nosso modelo assistencial próprio, reconhecido como um dos melhores do país e que tem o paciente e o familiar no centro do cuidado, com o propósito do Hospital em contribuir com o desenvolvimento da saúde no Brasil, oferecendo uma capacitação acessível aos profissionais que estão na linha de frente no combate ao novo Coronavírus”, destaca a Prof.ª Dra. Letícia Faria Serpa, gerente de Educação Multiprofissional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

 

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com 123 anos de atuação, é referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Doenças Digestivas. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos seis hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here