Educação ambiental para o tratamento do esgoto

0
235

Com o objetivo de tornar pública a existência e a importância das estações de tratamento de esgoto (ETEs) e a necessidade desse tratamento, estão sendo desenvolvidas atividades de educação ambiental junto às escolas e com diversos segmentos da sociedade.

No último dia 12 foram realizadas palestras e atividades educativas para os alunos da Escola Municipal Profª Áurea Duarte Rocha. A atividade de educação ambiental, que envolveu estudantes do ensino fundamental, abordou em sala de aula o processo de tratamento do esgoto, o funcionamento de uma estação de tratamento (ETE) e a importância de se coletar e tratar o esgoto para a garantia da saúde pública.

No dia 14 de setembro, aconteceu uma visita monitorada à Estação de Tratamento de Esgoto Vacariú. Com a participação de representantes do Rotary Club de Araçoiaba da Serra e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, a atividade de educação ambiental demonstrou todo o processo de coleta, afastamento, tratamento e destinação final dos efluentes domésticos (esgoto) e a importância das ETEs para o saneamento ambiental.

As atividades, tanto as desenvolvidas nas escolas, como as monitoradas na própria estação de tratamento, foram desenvolvidas por técnicos da concessionária Águas de Araçoiaba e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, da Prefeitura de Araçoiaba da Serra.