São em momentos economicamente difíceis que surgem novos empreendedores ansiosos por uma oportunidade profissional e de geração de renda. É neste cenário que o setor de confeitaria se destaca. A possibilidade de iniciar o negócio sem precisar investir altas quantias é um dos motivos para tantas pessoas apostarem neste segmento. Com tanta concorrência, os ingredientes para uma receita de sucesso nesta área são conhecimento, criatividade, inovação e boa gestão.

“Em decorrência da crise econômica provocada pela pandemia, muitos trabalhadores perderam seus empregos e buscaram um ‘plano B’ na confeitaria. Mas é importante ressaltar que as chances de sucesso são maiores para o empreendedor que inova nos produtos e oferece qualidade aliada a um preço justo ao seu cliente”, afirma Marina Monteiro, docente da área de gastronomia do Senac Sorocaba.

Ela observa que o setor de confeitaria, assim como todo ramo de alimentação, foi impactado pela pandemia, mas, apesar das dificuldades, tem conseguido manter as vendas. Segundo Marina, as redes sociais têm sido uma importante aliada. Por isso, saber usá-las é fundamental. É ótima ferramenta para divulgar os produtos e receber encomendas.

“Nesse momento difícil que estamos vivendo, os produtos de confeitaria ajudam a trazer conforto. Muitas pessoas têm usado os doces para presentear amigos que não podem ter contato por causa do distanciamento social. Serve como uma demonstração de afeto”, diz Marina.

A docente cita ainda outras mudanças e tendências que surgiram ou ganharam destaque em consequência da pandemia, como as festas na caixa, que são comemorações mais reservadas, destinadas a um pequeno grupo de pessoas. “Para se destacar no ramo da confeitaria é necessário ficar atento às tendências de mercado”, orienta Marina. A seguir, ela dá outras dicas para quem já atua na área ou pretende empreender neste setor.

 

10 dicas essenciais para empreender em confeitaria

Ofereça vendas on-line

Com a pandemia, muitos estabelecimentos não podem receber seus clientes nas lojas físicas. A melhor alternativa é oferecer a opção de vendas on-line. Assim, seu cliente continuará comprando seus produtos e, em alguns casos, poderá, inclusive, receber no conforto de sua casa. Os aplicativos de entregas permitem esse serviço.

Utilize as redes sociais

Elas ajudam a divulgar seus produtos. Sempre atualize suas páginas com posts diários, deixe disponível seu cardápio, dê dicas, mostre um pouco do seu dia a dia e interaja com seu público. Responda sempre e sem demora as perguntas feitas nos comentários dos posts e nas mensagens diretas.

Capriche nas embalagens

Embalagens bonitas e bem feitas transmitem uma sensação de carinho e cuidado com o seu produto. Use embalagem adequada e personalize com a sua marca. Pode ser com um carimbo ou um adesivo. Deixe seu contato e peça para que o cliente dê a opinião dele e/ou faça um post compartilhando o momento em que for comer, assim você já garante a propaganda genuína do seu cliente. Se seu produto for entregue em domicílio, preste atenção na embalagem para ele chegar inteiro ao seu destino.

Ouça o seu cliente

Os clientes gostam de ser ouvidos e as opiniões e sugestões deles são sempre importantes para oferecer produtos de qualidade e que atendam as expectativas de seu público.

Tenha um diferencial

Hoje em dia, é fácil encontrar alguém que venda doces. Por isso, é importante se destacar, seja com uma apresentação diferenciada, um sabor inusitado ou até mesmo com produtos focados em um público específico, como os veganos, intolerantes a glúten ou lactose ou até mesmo produtos diets.

Seja honesto com seu cliente

Entregue aquilo que você prometeu. Se na venda você informou que o seu produto era feito com um chocolate específico ou produto X, cumpra com sua palavra. Se o cliente perceber que a qualidade não é a mesma, ele se sentirá lesado e dificilmente fará outra encomenda com a sua empresa.

Saiba quem é seu cliente

Saber quem é seu cliente é extremamente importante para definir seus preços, seu estilo de venda e de atendimento e a qualidade dos seus insumos.

Monte seu cardápio

Tenha seu cardápio pronto antes de anunciar seus produtos. Elabore fichas técnicas e saiba exatamente quanto custa cada produto. Assim, você evitará perder dinheiro.

Saiba o quanto trabalhar

No começo é muito comum acharmos que vamos dar conta, mas temos que tomar cuidado para não sobrecarregar a equipe com a quantidade de encomendas e prejudicar a qualidade final do seu produto. Faça um cronograma de trabalho, incluindo o descanso semanal e siga-o. Normalmente, os confeiteiros esquecem que precisam de um tempo de descanso.

Profissionalize-se

Profissionalizar-se não significa apenas ter um diploma. Ao fazer um curso, você aprende técnicas corretas e isso ajuda a poupar tempo e dinheiro de testes que podem dar muito errado. Além disso, você aprende a precificar de maneira correta seu produto e a descobrir qual é o melhor tipo de embalagem de venda.

 

Serviço:

 

Formação Básica em Confeitaria

Data: de 3 a 26 de maio de 2021

Horário: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas

Duração: 48 horas

 

Técnico em Confeitaria

Data: de 10 de maio de 2021 a 15 de março de 2022

Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas

Duração: 800 horas

 

Senac Sorocaba

Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência – Sorocaba/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/senac-sorocaba

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