Araçoiaba realiza 1° Seminário de Proteção Social

Mais de onze palestras fizeram parte da programação do evento ministradas por profissionais da área social e do poder judiciário

0
8
Divulgação

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou nesta quarta (10) e quinta-feira (11), o 1º Seminário de Proteção Social com tema Proteção Social Especial. O evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas de mais de 23 municípios da região.  Participaram da solenidade de abertura o prefeito Dirlei Salas Ortega, o Secretário de Desenvolvimento Social Antonio Claudio Alvares, o Secretário de Educação Fausto de Barros e a secretária de esportes Antonia Letícia Toledo.

Com objetivo de debater entre profissionais da área e demais interessados os temas relacionados à proteção social especial básica, o seminário contou com palestra ministrada pela juíza da Vara da Infância de Sorocaba, Dra. Erna Thecla Maria Hakvoort. Com o tema “Justiça Restaurativa e atuação na Medida Socioeducativa”, a juíza falou sobre a implementação e regulamentação do uso dos processos circulares como ferramenta judicial na reestruturação dos relacionamentos dos assistidos, e disseminação da cultura de paz.

Ainda na esfera judicial a advogada e defensora pública do Estado de São Paulo, Gisele Ximenes, palestrou sobre o tema “Papel da Defensoria Pública nos Processos de Acolhimento”, e explicou o passo a passo os serviços que estão à disposição da população por meio do trabalho realizado pela Defensoria Pública dentro da assistência social.

Para tratar da atuação de um profissional da área jurídica junto aos mecanismos de assistência social a advogada, Emanuela Oliveira de Almeida Barroso, trouxe o tema “O Papel do Advogado no CREAS”, destacando a importância da atuação de um profissional especializado dentro dos centros de referência.

Ainda no primeiro dia de evento temas como os “Desafios e Possibilidades para Equipe do Município”, foi abordado por William Martins e Agda Cecília de Pontes Ximenes, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social que mostraram como o trabalho vem sendo desenvolvido em Araçoiaba da Serra. Finalizando o primeiro dia de evento a Doutora e Mestre em psicologia, Ione Aparecida Xavier apresentou dados sobre o tema “Violência Sexual: Desafios e Possibilidades”.

 

Segundo dia de seminário

Já na manhã desta quinta-feira (11), Letícia Camargo, coordenadora do projeto Teto e Afeto da cidade de Capivari, deu início as atividades palestrando sobre o tema “Projeto Família Acolhedora”. Trazendo um pouco da vivência e experiência a respeito da implementação do projeto e sobre o desenvolvimento positivo e mudanças significativas na vida das crianças acolhidas. De acordo com a gerente de proteção social Agda Cecilia de Pontes Ximenes o processo de implantação do projeto Família Acolhedora em Araçoiaba da Serra já está em andamento.