Vamos mostrar em várias edições, através dos registros das lentes em que o jornal e site Araçoiaba da Serra.com.br presenciou e presenciará desta maravilhosa e encantadora floresta nacional do Ipanema, percorreremos este sítio histórico que é denominado Morro Araçoiaba, dando o nome da nossa cidade, originado dos índios tupiniquins com o significado “esconderijo do sol”.

Nesta matéria fizemos a trilha ecológica Afonso Sardinha, acompanhado através do monitor Jackson Campolim, da Nativo Eco Turismo Sustentável. Este percurso é considerado de nível leve, percorremos 1.200 metros, levando o tempo de uma hora. Contemplamos uma vegetação de mata atlântica em estágio avançado de regeneração, também percorrendo a mata ciliar que protege as margens do Ribeirão de Ferro.

O maior atrativo desta trilha é deslumbrar a imagem ao redor do monumento, registramos belos momentos inesquecíveis. O que vimos ao pé da cruz, é a história de Visconde de Porto Seguro, nascido em 17/02/1816 na Fábrica de Ferro de Ipanema, filho de Frederico Luiz Guilherme Varnhagem, então administrador da Fábrica, Francisco Adolfo Varnhagem viveu boa parte de sua infância em Ipanema quando foi para a Europa estudar. Mais tarde veio a ser o pai da história do Brasil sendo o primeiro homem a registrá-la recebendo o título de Visconde de Porto Seguro. Seu desejo era ser enterrado em Ipanema, onde foi construído um monumento em sua homenagem. Para agendar a trilha entre contato com Jackson Campolim, telefone (15) 99743-9885.