Na manhã desta terça-feira (19), os alunos do CIE – Centro Integrado de Educação  Profº Osmar Giacomelli visitaram a FLONA – Floresta Nacional de Ipanema para participar do Projeto Guardiões da Floreta. Cerca de 38 alunos do 4º ano participaram da atividade, que faz parte da programação da Semana da Árvore, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação.

O objetivo do projeto Guardiões da Floresta é desenvolver a sensibilização ambiental de estudantes das comunidades do entorno e demais grupos a partir da realização de práticas ligadas à produção e ao plantio de mudas de espécies florestais nativas. No viveiro de espécies nativas da unidade os alunos tiveram noções sobre a preparação das mudas, desde a coleta das sementes fornecidas por árvores denominadas matrizes, o preparo das sementes, seu cultivo nas sementeiras. Posterior a esse processo as pequenas mudas são levadas até o berçário para que possam crescer fortes e saudáveis e por fim são inseridas no ambiente externo, na área de rustificação. Na última etapa as mudas ganham força e se adaptam ao ambiente natural, para enfim serem plantadas. Em seguida, as crianças se deslocaram até uma área da Flona onde há necessidade de recuperação florestal. Após o plantio das mudas, os alunos fizeram o juramento dos Guardiões, cada aluno recebeu um certificado com o título de “Guardião da Floresta”  e um kit contendo um pequeno vaso, substrato e sementes de espécies nativas para que possam cultivar suas próprias mudas. Os novos Guardiões foram desafiados a cultivar as pequenas mudas e posteriormente levá-las até à Flona para trocar por uma nova muda já pronta para o plantio.

O projeto Guardiões da Floresta busca sensibilizar os participantes sobre a importância do plantio de espécies nativas para recuperação de áreas degradadas e a necessidade da proteção de áreas florestadas. E a programação da Semana da Árvore continua, hoje os alunos da rede municipal seguem na votação que vai eleger a árvore símbolo de Araçoiaba da Serra. O resultado que será divulgado na tarde desta terça-feira (19) vai revelar qual árvore foi a escolhida pelos alunos da rede municipal. E para marcar o dia da Árvore comemorado na próxima quinta-feira 21 de setembro, a árvore eleita será plantada no Paço Municipal, às 9h30 da manhã. Entre as espécies nativas que vão concorrer à eleição estão: Cambará, Cedro Rosa, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Jequitibá, Jatobá, Manacá da Serra e Paineira. Os alunos tem a possibilidade de votar em um simulador semelhante a urna eleitoral, utilizada em votações oficiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here