1º Encontro das Regiões Turísticas da RMS fortalece integração regional e o desenvolvimento do turismo paulista

Encontro reuniu lideranças, gestores públicos e instituições para integrar municípios e impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor

0
11
Foto: Angela Domingues

O fortalecimento da governança regional e a integração entre municípios marcaram o 1º Encontro das Regiões Turísticas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), realizado no dia 6 de maio, na Floresta Nacional de Ipanema (FLONA). A iniciativa reuniu gestores públicos, representantes dos Conselhos Municipais de Turismo (COMTURs), interlocutores das Regiões Turísticas, lideranças regionais, empresários, profissionais do setor e instituições parceiras, consolidando um importante espaço de diálogo e construção coletiva para o desenvolvimento do turismo regional.

PUBLICIDADE

O encontro integra as ações do Movimento LIDER RMS 2040, iniciativa vinculada ao programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, que faz parte do Programa Territórios Empreendedores do Sebrae-SP. O objetivo central foi ampliar a articulação entre os municípios da RMS, fortalecer a regionalização do turismo e estimular estratégias conjuntas voltadas ao desenvolvimento sustentável dos territórios.

Para o gerente regional do Sebrae-SP, Alexandre Martins, o turismo regional deve ser compreendido como uma estratégia estruturante de desenvolvimento:

“Quando os municípios atuam de forma integrada, o turismo deixa de ser uma ação isolada e passa a ser uma ferramenta concreta de geração de negócios, valorização do território e fortalecimento da economia local. O papel do Sebrae é justamente apoiar essa governança, estimulando lideranças, empreendedorismo e visão de longo prazo para que o desenvolvimento seja sustentável e inclusivo”, destaca.

A programação contou com palestras e painéis técnicos sobre políticas públicas, regionalização do turismo, sustentabilidade, roteirização e valorização dos territórios. Participaram representantes da APRECESP, AMITESP, ICMBio, SETUR-SP, SENAR-SP e SENAC, contribuindo para o fortalecimento do debate sobre o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social.

Na abertura oficial, autoridades e lideranças regionais reforçaram o compromisso conjunto com o fortalecimento do turismo na RMS. Entre os destaques da manhã, Luisa Lopes (ICMBio) apresentou o tema “FLONA de Ipanema – Conectando Territórios, Políticas Públicas e Turismo Sustentável”, ressaltando o papel das unidades de conservação como indutoras do turismo sustentável.

O presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP, Dr. Tirso de Salles Meirelles, trouxe reflexões sobre o potencial do turismo rural e das atividades ligadas ao desenvolvimento do interior paulista. Representando a SETUR-SP, Elaine Papoy apresentou as diretrizes da política de regionalização do turismo no Estado de São Paulo, reforçando a importância da atuação integrada entre os municípios. Já Andressa Remualdo Camilo Martins, do SENAC Itapetininga, destacou a relevância da roteirização e da formatação de produtos turísticos para ampliar a competitividade dos destinos.

No período da tarde, as Regiões Turísticas da RMS apresentaram suas ações e potencialidades, promovendo uma rica troca de experiências. Foram destacadas as regiões:

  • História & Aventuras
  • Raízes do Interior Paulista
  • Roteiro dos Bandeirantes
  • Veredas da Mata Atlântica

As apresentações evidenciaram a diversidade cultural, natural e histórica da RMS, além do compromisso coletivo em estruturar o turismo de forma organizada, estratégica e sustentável.

Encerrando a programação, os participantes realizaram uma visita técnica à FLONA de Ipanema, vivenciando na prática o potencial do patrimônio natural e histórico como ativo para o desenvolvimento do turismo regional.

O encontro reforçou que o turismo regional vai além da promoção de destinos: ele impulsiona o empreendedorismo, gera emprego e renda, fortalece identidades locais e contribui para o desenvolvimento econômico e social dos territórios.

Dando continuidade às ações do Eixo Turismo do Movimento RMS 2040, já estão confirmados os próximos eventos regionais que acontecem em junho, na Universidade de Sorocaba (UNISO), integrando a programação do evento MOBI.

  • 12 de junho: 3º Fórum de Turismo da Região Metropolitana de Sorocaba, das 8h30 às 17h.
  • 12 de junho (8h às 22h) e 13 de junho (8h às 16h): Feira de Turismo da Região Metropolitana de Sorocaba, com espaços dedicados à divulgação dos municípios, regiões turísticas, produtos, experiências e potencialidades da RMS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here