SPVias reforça mensagens de segurança na Semana Nacional do Trânsito

0
75

A SPVias segue mobilizando o sudoeste paulista durante a Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro em todo o Brasil. Com atividades voltadas a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, a concessionária reforça mensagens simples e diretas que lembram: a atenção salva vidas.

PUBLICIDADE

O destaque da campanha neste ano é o alerta contra o uso do celular ao volante, hábito cada vez mais comum e perigoso. Estudos apontam que atender uma ligação aumenta em quatro vezes a chance de acidente. O risco se multiplica quando o motorista envia mensagens: a probabilidade de acidente sobe para oito vezes.

“Uma mensagem breve no celular dura, em média, três segundos. Nesse tempo, um veículo a 60 km/h percorre 50 metros, o equivalente a uma piscina olímpica. O motorista perde completamente a referência da via e coloca em risco a própria vida e a dos outros”, alerta Alessandro Pereira, gerente de Operações da SPVias.

Cronograma de ações SPVias – Semana Nacional do Trânsito 2025

  • 22 a 24/9 – Campanha Acorda Motorista (Não utilize o celular) em Avaré, Tatuí e Itapetininga.
  • 25/9 – Encerramento com ação de pedestres na SP-270, km 163 – Itapetininga.

“Nosso compromisso é aproximar informação da realidade das pessoas. Queremos que cada motorista perceba que a escolha de olhar para a via em vez de olhar para a tela pode salvar vidas. É isso que nos move”, completa Pereira.

Sua Segurança nos move 

A Motiva lança nesta Semana Nacional de Trânsito (SNT) a campanha ‘Sua Segurança nos Move”, que será realizada, a partir de quinta-feira (18/9), ao longo dos 4475 quilômetros de vias federais, estaduais e municipais, em seis estados do país, em 12 concessionárias de rodovias. 

O projeto idealizado pela agência Nico, com conceito criativo, desenvolvido pela agência Talent, leva em consideração os atributos da marca Motiva, de maneira a reforçar o foco no cliente e o compromisso inegociável com a segurança.  

Nesta campanha, a Motiva quer ampliar os esforços realizados desde o ano passado no combate à epidemia da distração, causada, principalmente, pelo uso do celular na direção.  Segundo Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), dirigir e usar o celular tem o mesmo efeito de 1g/l de álcool no sangue. Motoristas com falta de atenção causada pelo celular reagem de forma insegura, reduzem a velocidade inesperadamente, têm dificuldade de manter o posicionamento correto do veículo na via e tendem a demorar mais tempo para frear.  Além disso, ao influenciar fatores operacionais, psicológicos e cognitivos do motorista, o uso do telefone celular ao volante é a principal causa de Falta de Atenção ao Conduzir (FAC). 

Durante a Semana Nacional de Trânsito, serão veiculadas mensagens de orientação em faixas, painéis eletrônicos instalados nas rodovias, nos sites das concessionárias e durante ativações e atividades presenciais nas rodovias, que acontecem em postos de serviço, bases operacionais e das polícias rodoviárias e nas praças de pedágio. Também serão realizadas ativações com influenciadores nas redes sociais.   

Além do ambiente rodoviário, a campanha também extrapola para o ambiente urbano. A partir de parceria com a JCDecaux, líder global em mídia exterior,  180 equipamentos de mídia digital, entre relógios e paineis, instalados em ruas das cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP)  e Rio de Janeiro (RJ) vão trazer mensagens sobre o tema. Em dois deles na capital paulista – nas Avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Faria Lima – serão instalados projetos especiais que simulam veículos que sofreram acidentes, acompanhados de uma arte visual que representa uma troca de mensagens em aplicativo.

“Nesta sociedade hiper conectada, precisamos repensar nossos comportamentos e atitudes.  Desde o ano passado, estamos concentrando nossos esforços nos alertas sobre o risco de dirigir e mexer no celular. A Motiva, enquanto líder no setor de mobilidade no país, está empenhada em conscientizar as pessoas sobre os riscos deste comportamento”, diz Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovias. 

Sobre a Sorocabana: A Sorocabana uma empresa da Motiva é responsável pela administração de 460 quilômetros em trechos de 17 rodovias estaduais paulistas, localizadas nas regiões sudeste e oeste do estado. A concessão, com duração de 30 anos, prevê investimentos de R$ 8,8 bilhões em obras e melhorias, incluindo duplicações, implantação de faixas adicionais, acostamentos, vias marginais e modernização da infraestrutura com tecnologia para rodovias inteligentes. Entre as rodovias que integram a concessão estão Castello Branco (SP-280), José Ermírio de Moraes (SP-075), Raposo Tavares (SP-270) e João Leme dos Santos (SP-264). Também fazem parte trechos da SP-079, que inclui as rodovias Raimundo Antunes Soares (Votorantim-Piedade), Padre Guilherme Hovel-Svd (Piedade-Tapiraí) e Tenente Celestino Américo (Tapiraí-Juquiá), e da SP-250, composta pelas rodovias Bunjiro Nakao (Vargem Grande Paulista-Piedade), José de Carvalho (Piedade-Pilar do Sul) e Nestor Fogaça (Pilar do Sul). Sul-São Miguel Arcanjo). Além disso, a concessão abrange interligações importantes, como o Celso Charuri (SPI-091/270), o Contorno Brigadeiro Tobias (SPI-087/270) e o Contorno de São Roque (SPI-060/270). Também estão incluídas as rodovias de acessos, como Lívio Tagliassachi (SPA-053/280), Doutor Miguel Affonso Ferreira de Castilho (SPA-103/079), João Guimarães (SPA-104/079) e José de Almeida Rosa (SPA-160/250). 

Sobre a Motiva: maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado da B3 e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here