
A Sorocabana, uma empresa Motiva, realiza nesta semana uma série de ações educativas para orientar motoristas sobre o funcionamento do pedágio eletrônico Siga Fácil, implantado recentemente na rodovia Raposo Tavares (SP-270). As atividades acontecem entre os dias 6 e 10 de outubro, em postos de serviços (combustível) localizados nas regiões de São Roque, Alumínio e Araçoiaba da Serra, com o objetivo de aproximar a concessionária dos clientes e moradores, levando informação e esclarecendo dúvidas sobre o novo modelo de cobrança automática.
A iniciativa ocorre após o início da operação, em 1º de outubro, dos três pórticos de cobrança implantados pela Sorocabana na Rodovia Raposo Tavares (SP-270): no km 49, em São Roque; no km 83, em Sorocaba; e no km 111, em Araçoiaba da Serra. Com o novo sistema, a cobrança é feita de forma totalmente eletrônica, sem a necessidade de praças físicas, garantindo mais fluidez, conforto e segurança para quem trafega pela rodovia.
As ações contam com o apoio do veículo SIC (Serviço de Informação ao Cliente), que percorre os municípios da região levando atendimento e informação sobre o pedágio eletrônico Siga Fácil. Promotores treinados abordam os motoristas e moradores para apresentar, por meio de um vídeo explicativo, como funciona o sistema e quais são seus benefícios para quem utiliza a rodovia.
Em seguida, os participantes são convidados a interagir em uma dinâmica educativa “Verdadeiro ou Falso”, utilizando uma lousa imantada para classificar informações sobre o pedágio eletrônico. A atividade tem caráter informativo e lúdico, e ao final da atividade os participantes recebem um caderno informativo produzido pela concessionária, que reúne as principais orientações sobre o sistema e funciona como um guia para consulta posterior. As ativações seguirão até o fim deste mês em diferentes pontos da rodovia, reforçando o compromisso da Sorocabana com a informação clara e acessível para todos os clientes.
“Nosso foco é garantir que os clientes se sintam bem-informados sobre o pedágio eletrônico “Siga Fácil”, compreendendo como ele funciona e os benefícios que traz para a fluidez do tráfego além dos descontos. Estamos indo até os motoristas, nas rodovias e nas cidades, para tirar dúvidas e oferecer todo o suporte necessário”, afirma Vinicius Antonioli, gerente de Operações e Atendimento da concessionária Sorocabana.
PROGRAMAÇÃO DAS ATIVAÇÕES DA SEMANA – PEDÁGIO ELETRÔNICO SIGA FÁCIL (06 A 10/10)
06/10 (segunda-feira)
📍 Autoposto São Bartolomeu – São Roque
Av. Prefeito Bernardino de Lucca, 940 – Vila Nova – ⏰ 8h às 17h
07/10 (terça-feira)
📍 Autoposto São Bartolomeu – São Roque
Av. Prefeito Bernardino de Lucca, 940 – Vila Nova – ⏰ 9h às 17h
08/10 (quarta-feira)
📍 Auto Posto Millenium – km 76 da Raposo Tavares – Alumínio – ⏰ 9h às 17h
09/10 (quinta-feira)
📍 Auto Posto Millenium – km 76 da Raposo Tavares – Alumínio – ⏰ 9h às 17h
10/10 (sexta-feira)
📍 Posto Ipiranga / Restaurante Lago Araçoiaba – km 113 da Raposo Tavares – Araçoiaba da Serra – ⏰ 9h às 17h
As ativações seguem reforçando o compromisso da Sorocabana, uma empresa Motiva, com uma comunicação próxima, transparente e orientada ao cliente, promovendo o entendimento e a segurança de quem trafega pelas rodovias da região de Sorocaba.
Investimentos em melhoria e modernização
A implantação dos pórticos do Siga Fácil faz parte do processo de modernização das rodovias realizado pela Sorocabana ao longo dos próximos 30 anos, com investimentos de R$ 8,8 bilhões em ampliação de vias, como duplicações, implantação de faixas adicionais, acostamentos, pontos de parada de descanso para caminhoneiros, sistema de atendimento ao usuário com câmeras de monitoramento de tráfego com detecção automática de incidentes, viaturas de socorro mecânico, resgate, guinchos leves e pesados, entre outros.
Siga Fácil
O Governo de São Paulo lançou o site Siga Fácil (sigafacil.sp.gov.br) para orientar motoristas sobre o novo sistema de pedágio eletrônico por pórticos, que será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes. Esse modelo substitui as praças físicas em todas as rodovias estaduais por pórticos inteligentes que identificam automaticamente placas ou TAGs, eliminando filas e reduzindo riscos de acidentes. A cobrança é proporcional ao trecho percorrido, garantindo assim maior justiça tarifária. O site reúne mapa dos pórticos, opções de pagamento e canais de atendimento da Artesp e das concessionárias. A transição será monitorada continuamente para garantir segurança e clareza a todos os usuários.
Sobre a Sorocabana: A Sorocabana uma empresa da Motiva é responsável pela administração de 460 quilômetros em trechos de 17 rodovias estaduais paulistas, localizadas nas regiões sudeste e oeste do estado. A concessão, com duração de 30 anos, prevê investimentos de R$ 8,8 bilhões em obras e melhorias, incluindo duplicações, implantação de faixas adicionais, acostamentos, vias marginais e modernização da infraestrutura com tecnologia para rodovias inteligentes. Entre as rodovias que integram a concessão estão Castello Branco (SP-280), José Ermírio de Moraes (SP-075), Raposo Tavares (SP-270) e João Leme dos Santos (SP-264). Também fazem parte trechos da SP-079, que inclui as rodovias Raimundo Antunes Soares (Votorantim-Piedade), Padre Guilherme Hovel-Svd (Piedade-Tapiraí) e Tenente Celestino Américo (Tapiraí-Juquiá), e da SP-250, composta pelas rodovias Bunjiro Nakao (Vargem Grande Paulista-Piedade), José de Carvalho (Piedade-Pilar do Sul) e Nestor Fogaça (Pilar do Sul). Sul-São Miguel Arcanjo). Além disso, a concessão abrange interligações importantes, como o Celso Charuri (SPI-091/270), o Contorno Brigadeiro Tobias (SPI-087/270) e o Contorno de São Roque (SPI-060/270). Também estão incluídas as rodovias de acessos, como Lívio Tagliassachi (SPA-053/280), Doutor Miguel Affonso Ferreira de Castilho (SPA-103/079), João Guimarães (SPA-104/079) e José de Almeida Rosa (SPA-160/250).
Sobre a Motiva: maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado da B3 e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3.