REGRA 3-30-300

0
175

A regra que o título se refere, trata de uma proporção criada a partir de pesquisas científicas para melhoria das condições ambientais urbanas. Confere, também conceitualmente, da “fórmula” urbana que protege a saúde mental através da proximidade com a natureza integrada a esses espaços.

PUBLICIDADE

Evidentemente que saúde mental é a confluência de diversos fatores que, diminuí-lo à “fórmula mágica”, seria um crime científico ou qualquer outro erro grave de análise das condições humanas. Dito isso, sabe-se que a proximidade de humanos cosmopolitas com áreas verdes ou mesmo morador de uma única rua bem arborizada é positivo à saúde mental.

Ainda sobre a regra 3-30-300, ela foi proposta pelo professor Cecil Konijnendijk, atualmente na University of British Columbia, que trabalhou na Universidade de Wageningen (Países Baixos), no Instituto Florestal Europeu (Finlândia), na Universidade de Copenhague (Dinamarca), na Universidade Sueca de Ciências Agrárias (Suécia) e na Universidade de Hong Kong (Hong Kong, China). Acesse https://forestry.ubc.ca/faculty-profile/cecil-konijnendijk/ para saber mais sobre as pesquisas de Cecil Konijnendijk.

Atente-se que todas as universidades em que Cecil se dedicou, estão em centros urbanos altamente planejados, bem como as cidades de Gotemburgo e Malmö, na Suécia, que já adotaram esse modelo urbanístico.

Afinal, o que é a Regra 3-30-300? Observe da sua casa, ao menos 3 árvores maduras (médio porte), viva num bairro com ao menos 30% de cobertura verde e conviva frequentemente a menos de 300 metros de uma área verde pública e de qualidade (considere um parque bem arborizado, por exemplo).

Já adianto que unir os ingredientes dessa simples receita não é fácil, especialmente quando compreendemos o país desigual em que vivemos. Já que o intuito dos meus textos é fazer você refletir, compreender que o colapso urbano não é acidente, conforme relata o autor de Cidades Mortas, Mike Davis, mas um planejamento bem estruturado para que a liberdade passe a ter um preço, essa regra se afasta ainda mais da realidade das cidades brasileiras.

De toda maneira, para chegarmos ao “300” da regra, que tal começar com o plantio de 3 árvores, caso você não tenha esse privilégio? Se esse privilégio já bateu à sua porta e você a abriu… plante mais 3… a equação do bem-estar coletivo vale sempre muito!

Participe da solução! Envolva-se! Incomoda? Então não se acomode!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here