Pequenos negócios reduzem custos com práticas sustentáveis, aponta Sebrae-SP

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Cerca de 46% dos pequenos negócios conseguiram reduzir custos ao adotar medidas favoráveis ao meio ambiente, segundo pesquisa do Sebrae-SP. Entre as ações mais comuns estão a coleta seletiva de lixo, o controle do consumo de energia e água e a destinação adequada de resíduos tóxicos.

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O levantamento “Os pequenos negócios e o meio ambiente” mostra que 45,6% das micro e pequenas empresas (MPEs) já tomaram medidas para minimizar seus impactos ambientais. Destas, 32,6% adotaram práticas nos 12 meses anteriores à pesquisa e 13% em períodos anteriores.

Entre os microempreendedores individuais (MEIs), 36,8% afirmaram ter adotado medidas sustentáveis — sendo 23,8% no último ano e 13% em anos anteriores.

Além de contribuir para o meio ambiente, as práticas também geraram economia: 46% das MPEs e 44% dos MEIs que adotaram medidas conseguiram reduzir custos.

Principais ações adotadas

  • MPEs: coleta seletiva de lixo (59,4%), controle do consumo de energia (18,8%), controle do consumo de água (15,5%) e destinação adequada de resíduos tóxicos (15%).
  • MEIs: coleta seletiva de lixo (63,3%), destinação adequada de resíduos tóxicos (18%), controle do consumo de energia (18%) e uso de materiais reciclados (10,3%).

Competitividade e mercado

Para o consultor do Sebrae-SP, Pedro Gonçalves, práticas sustentáveis fortalecem a competitividade dos pequenos negócios.

“Empresas que otimizam o uso de energia, água e insumos reduzem custos operacionais, aumentam a eficiência e ganham fôlego financeiro. Além disso, os consumidores estão cada vez mais atentos à responsabilidade socioambiental, o que influencia diretamente a preferência de compra”, afirma.

Entre os que não adotaram medidas, a principal justificativa foi acreditar que suas ações não provocam impacto ambiental — argumento citado por 66,8% das MPEs e 69,4% dos MEIs. Outros afirmaram que o impacto seria pequeno (6,4% das MPEs e 7% dos MEIs).

Gonçalves reforça que práticas sustentáveis também podem abrir portas para novos mercados, parcerias e linhas de crédito específicas.

“Pensar no impacto ambiental não é gasto, mas sim uma estratégia inteligente de gestão, inovação e posicionamento de mercado”, conclui.

A sondagem foi realizada por telefone em março de 2025, como suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, em parceria com a Fundação Seade, com amostra de 1.700 MPEs e 1.000 MEIs.

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