Mostra Pindorama de Cinema chega a Sorocaba em novembro

Evento gratuito reunirá cineastas, contará com 14 sessões e bate-papos.

0
32
MALÊS Dir. Antonio Pitanga é um dos longas da Mostra Pindorama de Cinema (FOTO POR Vantoen Pereira JR)

Pela primeira vez em Sorocaba, a Mostra Pindorama de Cinema, produzida pela Maloca Centro Cultural, acontece nos dias 26 a 29 de novembro com entrada gratuita. O objetivo é valorizar e democratizar o acesso ao cinema nacional e regional.

PUBLICIDADE

O evento inédito promove exibições de longas, curtas-metragens, documentários, animações e filmes infantis brasileiros. Em destaque, duas sessões exclusivas com nove produções de curtas da Região Metropolitana de Sorocaba.

Cinema e territorialidade

O tema central da Mostra, “Cinema e Territorialidade”, propõe um olhar sobre as relações entre cinema, geografia, identidade e comunidade. Questões como imigração, territórios indígenas, periferias, comunidades dissidentes, acessibilidade e invisibilização de grupos sociais serão debatidas em sessões e bate-papos.

A diretora da Maloca e co-idealizadora da Mostra, Ella Vieira, explica que o projeto nasceu das experiências do Cine Maloca, iniciativa independente de exibição de filmes nacionais seguida de debates.

“A ausência de festivais de cinema em Sorocaba, aliada à baixa oferta de produções nacionais no circuito local, torna este projeto fundamental para a valorização do cinema brasileiro e para o fortalecimento da cultura cinematográfica na região”, destaca.

Formação de público e inclusão

Um dos eixos da Mostra é a formação de público, especialmente entre jovens. Segundo estudo da Fundação Seade, apenas 36% dos entrevistados foram ao cinema em 2023 na região de Sorocaba. Para reverter esse cenário, haverá três sessões voltadas a estudantes da rede pública municipal, incentivando o contato com produções audiovisuais infantojuvenis.

A Mostra também prepara uma sessão especial com audiodescrição e legendas descritivas, ampliando a acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.

“A acessibilidade é uma forma de incentivar o debate sobre diferentes formas de vivenciar e expressar o mundo por meio das produções audiovisuais e artísticas”, afirma o produtor cultural e curador Pedro Nogueira.

Local e programação

As sessões acontecem no auditório do Somos+ Cinema, no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (Rua Júlio Hanser, 140, Jardim Faculdade).

Clique no link abaixo para traçar a rota!

O projeto foi viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Governo Federal, por meio de edital da Secretaria de Cultura de Sorocaba.

Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas no Instagram: @mostrapindorama e @malocacentrocultural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here