
O mundo jaz em dor, dúvida e espera. Amizade é relação profunda de confiança mútua entre duas pessoas; independente se têm tudo em comum. O verdadeiro amigo é “coisa pra se guardar dentro do peito”; principalmente em tempos tão estranhos. Quem tem um amigo verdadeiro, tem um tesouro inestimável. Estes são raridade; pois eles, obrigatoriamente, caminham com o outro e independe dos erros.
Entretanto, há uma amizade que poucos têm, e por motivos diversos: a amizade com Deus. Esta exige uma relação de confiança absoluta e transcende a qualquer vínculo humano. Por quê? Ele conhece a minha intimidade. Ele conhece os meus dias bons e aqueles plúmbeos. Ele me conheceu no ventre da minha mãe (Salmo 139). Sim, Ele conhece cada célula do ser humano. Ele conhece cada pensamento, inclusive aqueles que se tenta esconder. Apesar disso, Ele escolheu amar cada ser humano com profundidade infinita. E como Ele faz isso?
Sem ordem de valor: 1. Com Sua presença constante. Mesmo em silêncio, Ele está por perto! Até os pensamentos mais sombrios e os não ditos, Ele os detecta; 2. Com os ouvidos sempre abertos. Inexiste formalidade com Ele. Basta acessá-Lo por meio da oração; 3. Com fidelidade absoluta. Jamais Deus traiu alguém. Entretanto, Ele é totalmente justiça e nunca isso pode ser esquecido; 4. Com a nova criação do amigo. Deus produz no amigo uma mudança radical de dentro para fora. Ele muda a mente (metanoia); e produz uma pessoa infinitamente melhor.
Por isso, é preciso entender a ótica de Deus para entender a Sua amizade. E o que é preciso entender? Acima de tudo o fato de ser Ele Espírito (João 4:24). Então: 1. Seu silêncio não é sinal de ausência. Ele preenche os “céus e terra” (Jeremias 23:24). Nem sempre Ele dá respostas claras e ou visíveis. Ele apenas espera o tempo certo para dizer “sim”; “não” ou “espera”. Ele sempre enxerga muito além da curva; 2. Sua presença será sempre invisível. Paradoxo? Com Deus, não! O Seu “modus operandi” não é humano. É como o vento: pode-se sentir; não ver! Sutileza é a marca de Deus. Jó provou isso: tantas vezes clamou e não percebeu o falar de Deus. Quando entendeu Deus de forma correta; as bênçãos foram duplicadas.
Buscamos amigos humanos e nos decepcionamos. É bom tê-los; porém, quem busca a amizade de Deus, jamais se decepciona. Deus trabalha incessantemente, mesmo quando tudo parece escuro, frio, distante ou nebuloso. Ele está na direção, guiando de forma silenciosa para o caminho certo. Pena que tanta gente não O sabe ouvir e, por isso, acaba se perdendo pelos descaminhos da vida. Amém!