
Durante mais de um ano, o professor Aldo Vannucchi, se dedicou a pesquisar aspectos da vida terrena de Cristo, para além da divindade que costuma prevalecer em sua representação. Com a familiaridade de quem já lia diariamente trechos dos Evangelhos, nessa empreitada, ele buscou passagens que pudessem ajudar a compor um Jesus “em carne e osso”, corporificado e territorializado, um Jesus que, segundo registros encontrados na pesquisa, além de carpinteiro, foi agricultor, exerceu sua cidadania ao reivindicar melhorias sociais, e, como ser humano, também se entristecia e se zangava.
O resultado pode ser conferido no livro “ O homem Jesus”, lançado neste mês de julho pela Eduniso, editora da Universidade de Sorocaba (Uniso). “Muita gente, quando reza, imagina Jesus no céu. Precisamos pensar nele como uma pessoa, igual a nós, viver esse conhecimento do Jesus humano, que nasceu na periferia, que teve fugir, que desafiou o poderio da sua época”, afirma o professor Aldo, Ouvidor da Uniso.
Diante dessa constatação, o autor buscou nas narrativas dos Evangelhos registros sobre experiências vividas por Cristo que preenchessem uma espécie de “lacuna” frequente em torno de sua figura, como assinala um dos trechos da obra: “Qualquer apresentação da religião cristã, nos dias atuais, revela um dado contraditório e preocupante: prevalece a imagem de um Jesus nenê em Belém, que crescido viveu como se fosse de outro mundo, uma figura atemporal, uma pessoa divina sem dúvida, mas cuja corporeidade é lembrada e lamentada apenas na sua paixão e morte. Desta forma, para não poucos cristãos, Jesus acaba se tornando uma imagem distante, lá longe, no reino do céu, e distinta do Filho de Deus encarnado. E não se trata de encarnação simbólica, mas real, concreta, em virtude da qual Jesus sorria e chorava, curtia sede e suava, cansava-se e repousava, participava de casamento e de velório.”
Lançamento
O professor Aldo conta que a inspiração para escrever o livro surgiu após uma participação na aula magna do curso de Terapia Ocupacional da Uniso, em outubro de 2023. Na conversa com os alunos e alunas, foram abordadas questões atuais sobre a importância do bem-estar, atreladas a aspectos físicos, mentais e espirituais. O professor citou passagens dos Evangelhos que se referiam à humanidade de Cristo e refletiu sobre a possibilidade desse aspecto terreno servir como como modelo de cuidado, o que instigou o interesse da turma. Ao sair da aula, ele se comprometeu a
iniciar a pesquisa, que daria origem ao livro.
Por isso, está programado um lançamento especial aos estudantes de Terapia Ocupacional e aberto aos demais interessados, no próximo dia 18, às 19h30, no Anfiteatro da Biblioteca, Cidade Universitária “Prof. Aldo Vannucchi”, Rodovia Raposo Tavares, Km92,5.
Este é o 20° livro lançado pelo professor Aldo Vannucchi, idealizador e primeiro Reitor da Uniso.
Serviço
“ O homem Jesus”, de autoria de Aldo Vannucchi, 155 páginas, editora Eduniso.
Acesso gratuito: https://pla.emnuvens.com.br/editora/index