Pesquisa do Sebrae-SP revela comportamento dos consumidores na Black Friday 2025

Mudança no comportamento do consumidor proporciona aumento nas vendas na data; 49% afirmam que irão gastar mais que o ano anterior, com ticket médio de R$ 1,6 mil

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Os consumidores do Estado de São Paulo estão cada vez mais atentos às oportunidades da Black Friday. Segundo o levantamento “Black Friday 2025 – Quem compra do pequeno”, cerca de 68 mil pequenos negócios devem se beneficiar com o aumento das vendas na data. Desse total, 36,7 mil são micro e pequenas empresas (54%) e 31,4 mil são Microempreendedores Individuais (46%).

“Cada vez mais consumidores brasileiros estão se acostumando a esperar pela Black Friday para realizar compras. A expectativa por descontos significativos leva muitas pessoas a adiarem aquisições para novembro e, em alguns casos, até anteciparem as compras de Natal”, explica Felipe Ferreira Barros, coordenador de pesquisas do Sebrae-SP.

Planejamento do consumidor

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A pesquisa mostra que 47% dos consumidores começam a pesquisar suas compras de Black Friday com um a três meses de antecedência, evidenciando um comportamento estratégico. Além disso, entre 20% e 24% iniciam as pesquisas de quatro a seis meses antes, reforçando a antecipação ao período promocional.

As principais intenções de compra concentram-se em:

  • Roupas, calçados e acessórios (49%)
  • Produtos de beleza e perfumaria (42%)
  • Eletrônicos, como smartphones, TVs, videogames e notebooks (39%)
  • Eletroportáteis, como air fryer, mixer, secador de cabelo e aspirador de pó (35%)

Canais de informação

Os consumidores utilizam múltiplas fontes para buscar promoções, com destaque para sites e aplicativos das próprias lojas (44%), redes sociais (44%) e marketplaces (41%).

“Esses três canais se consolidam como os principais pontos de contato entre marcas e consumidores, evidenciando a importância da presença digital integrada”, reforça Barros.

Fatores de decisão

Entre os principais fatores que influenciam a compra em pequenos negócios, preço, ofertas e promoções lideram com 29%, seguidos pela qualidade dos produtos (24%). O estudo também revela que 27% dos consumidores compram majoritariamente de forma presencial, enquanto 24% dividem igualmente entre online e físico, confirmando o perfil híbrido atual.

Apesar de certa desconfiança, há reconhecimento das oportunidades: 62% afirmam que as promoções se destacam no ano, e 74% acreditam que os descontos são melhores em lojas online. Além disso, 23% compram motivados por promoções exclusivas, impulsionados pelo receio de perder ofertas.

Gastos e meios de pagamento

O levantamento aponta que 58% dos consumidores pretendem gastar mais nos pequenos negócios em 2025 do que no ano anterior, com ticket médio de R$ 1.639,60.

  • 25% pretendem usar o 13º salário para compras e pagamento de contas
  • 21% dividirão o valor entre Black Friday e fim de ano
  • 20% planejam comprar e ainda poupar parte do dinheiro

Nos meios de pagamento, o PIX lidera com 66%, seguido por cartão de crédito à vista (41%), parcelado (41%), débito (31%), dinheiro (20%) e boleto (4%).

Metodologia

A pesquisa foi realizada com 670 consumidores paulistas, maiores de 18 anos, entre 29 de setembro e 14 de outubro de 2025, com o objetivo de compreender o perfil, os motivos de compra e os padrões de consumo durante a Black Friday. Os insights buscam apoiar micro e pequenas empresas na melhoria de sua competitividade.

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